voltar à página de entrada
o projeto publicações materiais cursos
software e ambientes contato mapa do site

Educação a Distância: Relatos de experiências e reflexões registra as ações de educação a distância realizadas pelos países participantes do Projeto "Redes Telemáticas para a Formação de Educadores", financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Essas ações foram realizadas com dois objetivos. Primeiro formar educadores de diferentes países na América Latina e Caribe no uso das tecnologias de informação e comunicação na Educação. Segundo mostrar como é possível encontrar soluções educacionais realizadas a distância que preservam as idiossincrasias e a integração desses países, e ao mesmo tempo propiciam o desenvolvimento individual e social de cidadãos de diferentes regiões do continente americano.

Exemplos de como superar a exclusão digital e praticar a solidariedade internacional. São cinco capítulos, escritos por pesquisadores e docentes respectivamente da Argentina, Brasil e Chile, sobre cursos e oficinas envolvendo ducadores desses e de outros países da América Latina e Caribe, que participavam do projeto.

Os autores apresentam detalhes de cada experiência, resultados e reflexões sobre cada ação educacional, e recomendações para futuros trabalhos. O desejo é que essas experiências possam servir de exemplo para o desenvolvimento da educação a distância, envolvendo aprendizes de diferentes países.

Livro integral em português(1,0M)

  • Capítulo 1 (133K) - "Tecnologia e Pedagogia: Rompendo Barreiras e Construindo Articulações" por Odete Sidericoudes .
  • Capítulo 2 (295K) - "Projeto OEA/LEC-UFRGS/MEC 2000, Ação de Cooperação Internacional, Rede Telemática de Formação de Professores" por Léa da Cruz Fagundes, Rosane Aragón de Nevado, Iris Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena.
  • Capítulo 3 (130K) - "Propuesta para Desarrollar, Estrategias de Educación Ambiental" por Guillermo Arancibia, María Cecilia Concha, Marcela Gaete, Claudio Pérez, Edwin Salazar, Pedro Urzúa, Isabel Vargas e José Duran .
  • Capítulo 4 (123K) - "De Los Datos Cuantitativos a La Información Cualitativa. Dinámica Poblacional" por Herminia Azinian e Ana Mazzuto.
  • Capítulo 5 (143K) - "As Implicações Pedagógicas da Programação Logo: Uma Experiência em Educação a Distância " por Maria Elisabette B.B. Prado, Maria Cecília Martins, Maria Elizabeth B.B. de Almeida e Odete Sidericoudes.

adquirir o livro impresso

voltar

Este site foi financiado com recursos da Organização dos Estados Americanos