v. 4, n. 1 (2017)

Sumário

Editorial PDF
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente 1-6

Artigos convidados

Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção PDF
José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire, Flavia Linhalis Arantes, João Vilhete Viegas d´Abreu, Tel Amiel, Maria Cecília Calani Baranauskas 7-22
A half-century perspective on Computational Thinking PDF
Ken Kahn 23-42

Artigos

Proposta de ensino de programação para crianças com Scratch e Pensamento Computacional PDF
Humberto Augusto Piovesana Zanetti, Marcos Augusto Francisco Borges, Valéria Cristina Gomes Leal, Igor Yukio Matsuzaki 43-58
Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola PDF
Carla Lopes Rodriguez, Rachel Carlos Duque Reis, Seiji Isotani 59-81
Do Logo ao Pensamento Computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem Logo nas escolas brasileiras PDF
Marli Fátima Vick Vieira, André Luiz Maciel Santana, André Luís Alice Raabe 82-106
Pensamento Computacional, robótica e educação PDF
Rubens Lacerda Queiroz, Fábio Ferrentini Sampaio, Mônica Pereira dos Santos 107-129

Relatos de experiência

Tecnologias e práticas educativas: criando mídias digitais com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I de um colégio de aplicação PDF
Fernanda Quaresma da Silva, Thalita de Araújo Medeiros, Thais Fernandes Pereira 130-143
Programação de computadores com o Scratch: contando histórias construídas por alunos da escola de Hackers PDF
Neuza Terezinha Oro, Ariane Mileidi Pazinato, Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Thaisa Leal da Silva 144-163
Programa escola interativa: a iniciativa de educação digital de São José dos Campos-SP PDF
Arlindo Flavio da Conceição, Luiz Carlos de Lima, Roseli Aparecida Ferreira, Denise Stringhini 164-178

Teses e Dissertações

Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças PDF
Marleny Luque Carbajal 179-182


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2318-8839