A Capacidade da Criança com Paralisia Cerebral Resolver o Teste de Seriação

José Armando Valente

Resumo
A avaliação da capacidade cognitiva da criança com paralisia cerebral é bastante difícil e em alguns casos incompleta, pelo fato destas crianças não terem condições motoras para realizar testes construcionais.

A implementação destes testes no computador pode facilitar a “manipulação de objetos” na tela, e portanto, permitir a realização de testes construcionais.

O teste de seriação de Piaget foi implementado no computador e usado para avaliar a capacidade da criança com paralisia cerebral realizar esse teste. Os resultados mostram que, primeiro, a capacidade de seriação dessas crianças não se desenvolve proporcionalmente com a idade (como acontece com as crianças normais que a partir dos 7 anos são capazes de seriar); a capacidade de seriar não está relacionada com o grau de deficiência motora; e que as estratégias adotadas para resolver o teste de seriação são iguais as estratégias usadas pelas crianças normais.

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v. 3 n. 6 (1987) | Publicado em 01/01/1987