A Geometria Encontrada na Natureza Estudada Através da Geometria da Tartaruga

Maria Lúcia Bontorim de Queiroz
Maria de Lourdes B. Konezuk

Resumo
O presente artigo propõe uma estratégia metodológica alternativa para o ensino de geometria nos 1o e 2o Graus de Matemática. Esta proposta aborda como a Geometria encontrada na natureza poderia ser ensinada com maior motivação e interesse para nossos alunos através da Geometria da Tartaruga, subjacente ao Sistema computacional Logo, objetivando tornar a Matemática contextualizada e real, propiciando sua compreensão efetiva.

Mais especificamente, esta estratégia metodológica apresenta alguns projetos que elucidam como figuras geométrica de formas clássicas encontradas ao nosso redor, como favo de mel das abelhas europeias, podem ser relacionadas com conceitos matemáticos como: Coordenadas Polares, Isoperimetria, Ângulos Volumes Prismas, Poliedros, entre outros, conceitos estes aparentemente abstratos, que porém, tratados de modo sugerido, poderiam ser assimilados e compreendidos pelos alunos de forma simples e significativa, oferecendo elementos para que os professores reflitam e redimensionem essas teorias de trabalho e métodos de ensino.

Clique para baixar o artigo.

v. 8 n. 29 (1995) | Publicado em 01/01/1995