ABInv Aprendizagem Baseada na Investigação

Este livro reflete resultados do projeto de pesquisa “O Laptop Educacional e a Educação Baseada na Investigação: do estudar fatos científicos para o fazer ciência”,  (processo: 550382/2011-9, Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq/CAPES/MEC-SEB nº 76/2010 – PROUCA).

Este projeto de pesquisa conhecido como ABInv (Aprendizagem Baseada na Investigação) foi realizado pelo NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação)/UNICAMP nos anos de 2012 e 2013 envolvendo três escolas públicas municipais das cidades de Pedreira, Sud Mennucci e Campinas, no Estado de São Paulo. Estas escolas participaram desde 2010 do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), iniciativa do Governo Federal que viabilizou recursos para formação de profissionais e para a implantação de laptops educacionais em espaços escolares. O objetivo do projeto de pesquisa ABInv neste contexto era estudar o impacto da abordagem educacional baseada na investigação nas práticas pedagógicas, nas atividades curriculares, no uso de laptops educacionais e na aprendizagem dos alunos.  “Aprendizagem baseada na Investigação“ é uma perspectiva de pesquisa que busca conciliar alguns fatores que viabilizam ambientes de aprendizagem necessários ao contexto educacional atual, entre eles o envolvimento de professores e alunos em situações práticas de processos de investigação científica relacionadas ao cotidiano; a alocação de recursos financeiros e tecnológicos para subsidiar ações articuladas à prática escolar, espaços para a formação, orientação e a troca de ideias entre professores; contextos para proposição, discussão e divulgação dos trabalhos desenvolvidos.

O livro está organizado em quatro Partes: a primeira apresenta a concepção do Projeto, as bases metodológicas que permearam o seu desenvolvimento e as dinâmicas de formação encaminhadas nos dois anos de realização da pesquisa. A segunda parte apresenta o movimento do Projeto na Escola na perspectiva dos gestores e supervisores que atuaram e refletiram sobre esse processo. A terceira parte apresenta a percepção dos professores e pesquisadores, na medida em que conta sobre as dimensões práticas do Projeto em sala de aula. A quarta parte propõe uma reflexão geral acerca de todo o trabalho desenvolvido nesses dois anos.

Site relacionado ao projeto: ABINV

Organizador(es) José Armando Valente, Maria Cecília Calani Baranauskas, Maria Cecília Martins
Ano de Publicação 2014
Download Download do livro