Tartaruga, Figuras, Palavras, Listas e Procedimento: Um primeiro passeio pelo Logo – SuperLogo 3.0

Heloísa Vieira da Rocha
Fernanda Maria Freire Barrella
Maria Elisabette B. B. Prado

Resumo
Como o próprio título sugere este texto apresenta um panorama geral da linguagem de programação Logo. Neste, são mostradas de forma conjunta várias primitivas relacionadas à programação gráfica e simbólica, com o intuito de minimizar a segmentação existente entre o “universo da Tartaruga” e o “universo das listas”. Embora o material possua um caráter amplo, a abordagem de cada primitiva procura caracterizar suas peculiaridades, sua funcionalidade, incorporando um linguajar mais técnico que auxilia o entendimento de alguns aspectos da atividade de programação. O material possui o conteúdo acima descrito em forma de texto e, também algumas sugestões de projetos sem, no entanto, esgotá-los. Estes servem para desencadear, no leitor, idéias de novos projetos. Embora os exemplos do material utilizem a implementação do Superlogo versão 3.0, todos eles podem ser definidos usando-se outras versões do Logo.

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v. 11 n. 35 (2000) | Publicado em 01/01/2000