Prorrogado o prazo de submissões ao Centenário do Nascimento de Paulo Freire para a revista TSC

Neste ano de 2021, comemoramos o Centenário de Nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021), o Patrono da Educação Brasileira. Em suas obras, Paulo Freire nos leva à reflexão sobre a construção de uma escola que tem como base a troca de saberes e experiências entre educador e educando, de uma maneira horizontal e democrática.

O diálogo entre professor e aluno transforma o estudante em um aprendiz ativo, com consciência para transformar o mundo. Para Freire, a Educação, quando relacionada aos interesses e contexto de vida do aprendiz, resulta em maior envolvimento nas atividades educacionais e, consequentemente, melhor entendimento do conteúdo. Como homem do seu tempo, ele sempre prestigiou e fomentou o uso das tecnologias digitais na educação.

Nesta edição especial, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, quer conhecer e divulgar os trabalhos de pesquisa e as experiências usando as tecnologias digitais que foram inspiradas nas ideias de Paulo Freire. Assim, estamos priorizando  a publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos de livros e resumos de teses e dissertações tendo como temática o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, alinhado às teorias e práticas advindas da filosofia e das ideias de Paulo Freire.

Priorizamos alguns tópicos de interesse, sem estar limitados a eles:

• O papel das TDIC e do docente para uma educação emancipatória, tendo o aprendiz como protagonista em processos de ensino e de aprendizagem.
  • Formação docente para uma educação emancipatória, mediada por tecnologias.
  • Aprendizagem baseada no uso de TDIC focalizando o aprendiz e/ou os processos de ensino e de aprendizagem.
  • O aprendiz e sua atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam TDIC focalizando práticas educacionais e/ou processos de construção de conhecimento.
  • Metodologias ativas para uma educação inovadora, mediada por TDIC.
  • Aspectos sociais, afetivos e motivacionais mediados por TDIC para a promoção da aprendizagem.
  • Pensamento computacional aplicado ao ensino e à aprendizagem.
  • Design de ferramentas e ambientes educacionais baseados em tecnologia computacional e seus fundamentos teórico-metodológicos e filosóficos.

As submissões para o volume 8, número 2 (dezembro/2021) serão aceitas até 31 de agosto de 2021 30 de setembro de 2021 pelo sistema https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc.

Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês, não devem ultrapassar 20 páginas e devem seguir as normas de formatação em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/about/submissions

Editores Chefe
Dr. José Armando Valente, NIED – UNICAMP, Brasil