Computadores de baixo Custo – Encontro NIED

No dia 09.03.2007 foi realizado um encontro no NIED para apresentação de três modelos de computadores de baixo custo: ClassMate-Intel, XO-OLPC, Mobilis-Enconre. A intenção desse encontro foi iniciar o contato dos pesquisadores com os equipamentos e também com o projeto UCA (Um Computador por Aluno). O projeto Um Computador por Aluno (UCA) é uma iniciativa do Governo Federal envolve questões educacionais e de inclusão digital. O Projeto UCA visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação.A intenção do Programa é inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país. No primeiro semestre de 2007 alguns modelos de computadores de baixo custo estão sendo avaliados pelo Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação (MEC) para adoção nas escolas da rede pública de ensino. O prof. José Armando Valente (pesquisador do NIED e docente do Instituto de Artes) é o representante da UNICAMP junto ao comitê assessor do MEC. (Blog do Projeto UCA: (http://www.pilotosdoprojetouca.blogspot.com/) Integrado a este contexto, o NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Unicamp), com a participação de alguns pesquisadores da UNICAMP, está promovendo algumas oficinas de trabalho para investigar questões relacionadas aos computadores de baixo custo no contexto brasileiro. Reportagem Jornal Regional – EPTV (09.03.2007)

Data de Início 09/03/2007
Data de Fim 09/03/2007