EAD será debatido em workshop nos dias 5 e 6
José Armando Valente
No primeiro dia, a ideia é apresentar as ações realizadas fora da Universidade. Foram então convidados representantes do MEC (Universidade Aberta do Brasil), da Secretaria do Ensino Superior (Univesp), da Open University de Londres, do Tecnológico de Monterrey, da USP e da Unesp. “Traremos pessoas que trabalham no dia-a-dia dos cursos. Por isso queremos saber como fazem seus cursos, como dão suporte aos professores, entre outras coisas”, explica Valente, “mas o nosso foco nas atividades estará nas soluções diferentes, não nos usos diferentes”.
Já no segundo dia serão mostrados alguns projetos desenvolvidos na Unicamp e que podem apontar os rumos a serem tomados. Será ainda apresentada a proposta do GGEAD. Também serão detalhadas as propostas da Administração Central da Unicamp, da Biblioteca Central, do Centro de Computação (CCUEC) e de várias unidades de ensino e pesquisa, como a Faculdade de Educação, o Instituto de Estudos da Linguagem e Faculdade de Ciências Médicas.
De acordo com a coordenadora-associada do Grupo Gestor e professora do Instituto de Biologia (IB), Vera Nisaka Solferini, é preciso reconhecer a importância da EAD, já que estas ações também são responsáveis por criar parâmetros de qualidade para a instituição. “Não podemos deixar de abordar o uso de novas tecnologias no ambiente educacional, já que estamos conectados e precisamos passar as ferramentas para o ambiente das disciplinas, seja por meio do Teleduc, blogs, wiki e ferramentas colaborativas”, salienta Vera, “isso porque a oferta de cursos de EAD na graduação, na pós e na extensão prevê uma maior interação via tecnologia”.
O Grupo Gestor de Ensino a Distância foi criado no ano passado com vistas a propiciar, apoiar, articular e promover ações institucionais relacionadas ao desenvolvimento de EAS nos níveis de graduação, pós e extensão da Unicamp, além de atuar como interlocutor da Universidade junto a outras instituições a fim de estabelecer parcerias que incentivem a implantação de cursos a distância e contribuir para políticas públicas no setor. A propósito, a Unicamp recebeu na semana passada um credenciamento do MEC para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu a distância, um reconhecido avanço para área.