Live em homenagem ao Prof. Ubiratan d’Ambrósio

Cartaz divulgando convite para a live no YouTube em homenagem ao Prof. Ubiratan d'Ambrósio

Convidamos a todos para uma live em homenagem ao Prof. Ubiratan d’Ambrósio – um professor, pesquisador e ser humano à frente do seu tempo.

Foi com consternação que recebemos, no dia 12/05, a notícia do falecimento do professor Ubiratan. O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) expressa gratidão a um dos seus idealizadores e criadores por meio de uma live em sua homenagem, no dia 25/05/2021, das 16h às 17h pelo link https://www.youtube.com/watch?v=owiq798uQG0.

Participantes:

• José Armando Valente (NIED)
  • João Vilhete V. d’Abreu (NIED)
  • Maria Elisabette B. B. Prado (UNIAN)
  • João Francisco A. C. Meyer (IMECC)
  • Maria Candida B. de Moraes (UCB/DF)
  • Odair Marques (Mediador, NIED)

Ubiratan D’Ambrosio foi matemático e professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 1972 e 1980 foi diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC/Unicamp). Atuou como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo/UNIAN desde 2009, Professor Credenciado dos Programas de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em Educação Faculdade de Educação/FE da Universidade de São Paulo/USP e em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas/IGCE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro. Foi também professor visitante da UNESCO no programa de pós-graduação do Centre Pédagogique Supérieur, de Bamako na República do Mali.

Matemático mundialmente reconhecido pela comunidade acadêmica por seus estudos na área de Etnomatemática, campo científico que discute sobre o ensino tradicional da matemática e como o conhecimento pode ser aplicado em diferentes contextos culturais. Ubiratan D’Ambrósio foi laureado em 2001 pela Comissão Internacional de História da Matemática com o Prêmio Kenneth O. May por contribuições à História da Matemática e também ganhou em 2005 a medalha Felix Klein, pela Comissão Internacional de Instrução Matemática, por conta de suas contribuições no campo da educação matemática. (adaptado de http://ubiratan.mat.br/sobre/).