Palestra: Avaliação online – O Modelo de suporte Tecnológico do Projeto TelEduc

Nesta palestra será apresentado o modelo em construção de suporte à avaliação contínua e formativa no ambiente TelEduc. O foco das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no Projeto TelEduc, na área de suporte à avaliação, é facilitar a atuação dos formadores, provendo suporte flexível às principais tarefas desenvolvidas por estes no processo de avaliação formativa, principalmente no auxílio ao acompanhamento, análise e regulação das participações dos aprendizes. Nesta palestra será apresentado o modelo em construção de suporte à avaliação contínua e formativa no ambiente TelEduc. O foco das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no Projeto TelEduc, na área de suporte à avaliação, é facilitar a atuação dos formadores, provendo suporte flexível às principais tarefas desenvolvidas por estes no processo de avaliação formativa, principalmente no auxílio ao acompanhamento, análise e regulação das participações dos aprendizes. Dessa forma, as pesquisas do grupo TelEduc estão sendo desenvolvidas em duas pontas: por um lado espera-se facilitar o registro e recuperação de observações oriundas de análises de atividades acompanhadas pelos formadores ao longo do curso (notas, análise de relevância e comentários) e, por outro lado, espera-se reduzir a quantidade de informações a ser analisada, auxiliando o formador na identificação e recuperação de informações quantitativas e qualitativas relevantes à avaliação, bem como na análise destas, de acordo com os seus critérios. Para atender a esta flexibilidade desejada, o grupo TelEduc tem desenvolvido pesquisas de suporte à avaliação formativa empregando a tecnologia de agentes de software, mais especificamente agentes de interface. Como será mostrado, partes significativas deste modelo de avaliação online já estão implementadas e disponibilizadas e outras em fase de testes finais de incorporação e disponibilização no TelEduc. Pesquisadores Responsáveis: Heloísa Vieira da Rocha ( coordenadora do Projeto TelEduc) Joice Lee Otsuka (pesquisadora) Ricardo Luis Lachi (pesquisador) Thaisa Barbosa Ferreira (pesquisadora) Carmen E. Feitosa de Freitas (pesquisadora) Vitor Sexto Bernardes (iniciação científica) Vanessa Nobue Yaginuma (iniciação científica)

Data de Início 19/04/2004
Data de Fim 19/04/2004