Percepções sobre Cultura Maker: nuvem de palavras

Alunos do Ensino Médio, participantes do Programa PIBIC-EM da Pró-Reitoria de Pesquisa/Unicamp, assistem em uma das aulas a apresentação sobre Cultura Maker exposta pela mestranda Ana Paula Pereira*, orientanda do Pq. Prof. Dr. João Vilhete Viegas D’Abreu. Ela elaborou em atividade apresentação uma de nuvem de palavras com a finalidade de elencar os termos mais significativos que melhor definem a Cultura Maker.

Descobriu-se, de acordo com a percepção da platéia presente, que “fazer”, “compartilhar” e “criatividade” foram os termos que mais se evidenciaram.

Por meio desta atividade, surgiram outros termos igualmente significativos, como: sustentabilidade, colaborar, proatividade, faça você mesmo, valorização, proatividade etc. Confira todas elas na imagem abaixo.

A atividade foi realizada no Espaço Plural (NIED-Labjor/Cocen) em outubro/2022, durante a aula de Robótica Pedagógica.

A autora é mestranda do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) e investiga “A Educação Maker no ensino de ciências: um estudo analítico de dissertações e teses brasileiras”.

Print de tela com a nuvem de palavras geradas no site Mentimeter, intitulada “5 palavras que representam percepções sobre Cultura Maker”, com três maiores em tamanho: fazer, compartilhar e criatividade e com várias outras em tamanho de fonte menor, sendo algumas delas: reutilizar, reconstruir, reutilizar, alternativas, construir, proatividade, modificar, faça você mesmo, botar a mão na massa e design.Percepções sobre Cultura Maker: Foto com alunos do PIBIC-Ensino Médio, Bolsistas BAS, mestranda e o pesquisador-orientador com projeção da nuvem de palavras ao fundo (foto 2)Percepções sobre Cultura Maker: Foto com alunos do PIBIC-Ensino Médio, Bolsistas BAS, mestranda e o pesquisador-orientador com projeção da nuvem de palavras ao fundo (foto 2)