Pesquisadora da Unicamp ganha Rigo Award

Por Fabio Reynol

Agência FAPESP – A professora Maria Cecília Calani Baranauskas, do Instituto da Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp), conquistou o ACM SIGDOC Rigo Award 2010, destinado a pesquisadores cujas carreiras apresentem destacada contribuição na área de design da comunicação.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o 28º ACM International Conference on Design of Communication (ACM SIGDOC10), que foi realizado no fim de setembro em São Carlos (SP). Cecília dividiu o prêmio com a professora Clarisse de Souza, do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

“Trata-se de um reconhecimento internacional importante na área de pesquisa sobre a interação homem-computador”, disse Cecília à Agência FAPESP.

Ela destacou o fato de seus trabalhos recentes estarem focados na temática da cidadania. “É importante ver a valorização no exterior de trabalhos voltados para dentro do Brasil”, disse.

Cecília é coordenadora do e-Cidadania, projeto realizado no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research que busca desenvolver redes sociais que atendam usuários com baixo letramento e pouca ou nenhuma experiência no uso de computadores.

Um dos frutos do e-Cidadania é a rede social Vila na Rede, montada por moradores do bairro Vila União, de Campinas (SP), por meio de ferramentas computacionais desenvolvidas pelo projeto.

“Como o SIGDOC Rigo é um prêmio que abrange toda a carreira, com certeza o trabalho desenvolvido no Instituto Virtual FAPESP-Microsoft contribuiu para conquistá-lo”, afirmou Cecília.

O Special Interest Group on the Design of Communication (SIGDOC) é um grupo especializado ligado à Association for Computing Machinerys (ACM), sociedade internacional que congrega pesquisadores e demais profissionais ligados ao desenvolvimento da computação.

O Rigo Award foi instituído em homenagem ao fundador do SIGDOC, Joseph Rigo, e é voltado a profissionais de destaque no desenvolvimento de projetos de comunicação.

Inicialmente, a SIGDOC mantinha seu foco somente em trabalhos sobre hardwares e softwares. Desde 2003, a organização passou a abranger temas relacionados a vários tipos de tecnologias da comunicação, como interfaces para usuários, aplicações para internet e documentação on line e impressa.

Chamada aberta
O Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research, resultado de um acordo de cooperação assinado entre as duas instituições em abril de 2007, é uma iniciativa pioneira no Brasil que associa os setores público e privado de modo a estimular a geração e a aplicação de conhecimento em tecnologias de informação e comunicação.

O acordo está com chamada de propostas aberta até o dia 18 de outubro. O objetivo da chamada é selecionar e financiar projetos que explorem a aplicação da ciência da computação aos desafios da pesquisa fundamental em áreas tais como educação, saúde e bem-estar ou produção de energia e várias outras disciplinas ligadas às ciências do meio ambiente.

O total de recursos disponível para atender às propostas selecionadas é de R$ 1 milhão. Espera-se selecionar em torno de cinco propostas com valor individual entre R$ 100 mil e R$ 300 mil.

As propostas deverão considerar projetos com duração de no máximo dois anos e podem ser apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, no Estado de São Paulo.

Mais informações: www.fapesp.br/acordos/microsoft