Premiação da Agência INOVA UNICAMP

A agência de inovação INOVA da UNICAMP,  que realiza o prêmio “Inova Unicamp de Iniciação à Inovação”, concedeu no dia 14 de dezembro de 2018, ao Prof. João Vilhete Viegas D’Abreu e à aluna Camila Prata Almeida, esse prêmio em reconhecimento ao potencial inovativo das pesquisas desenvolvidas no âmbito de iniciação científica.

Na categoria Exatas e Tecnológicas, o projeto “Aprimoramento e desenvolvimento de ferramentas de hardware e software para o Mapa Tátil Sonoro (MTS)” foi o vencedor. Desenvolvido pelo Professor João Vilhete D ́Abreu, do Núcleo de Informática aplicada à Educação (NIED), e por Camila Prata, aluna da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o projeto traz melhorias tecnológicas para a implementação de uma maquete tátil e sonora em espaços físicos, com o intuito de ser utilizada no Campus da Unicamp, sendo voltado para a inclusão de deficientes visuais.

Na opinião do professor Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, a importância das premiações é valorizar as pessoas que se dedicam à pesquisa. “Sem a universidade pública como a nossa, o país não tem futuro. Precisamos mostrar a força da nossa universidade”, ressaltou. Já Frateschi frisou que ações como o Prêmio Inova e as demais premiações são importantes para fomentar novos talentos para a sociedade. “É um momento de valorizarmos estes talentos”, disse.

clique aqui para acessar o vídeo contendo os outros projetos premiados do evento.