Programa Capa 2020 Unicamp – Robótica Pedagógica: aprendizado de ciência

O Nied participa do programa Capa Unicamp 2020 oferecendo uma oficina que tem o objetivo de envolver os participantes em contextos de uso da robótica pedagógica abordando automação e controle básico de alguns dispositivos robóticos utilizando sensores, motores e smartphone. Serão apresentados um conjunto de dispositivos eletro-eletrônicos utilizados no NIED, inclusive as placas GoGo Board, Arduino, placa de desenvolvimento micro:bit, atuadores e sensores diversos.

O contato de alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas da Universidade Federal do Pará ocorrerá na forma do desenvolvimento de um projeto, no qual diferentes grupos construirão partes que se integrarão como um todo obtendo no final um protótipo de projeto que busca de forma abrangente alcançar diferentes áreas científicas.  Espera-se que ao final desta oficina os alunos adquiram conhecimentos básicos para implementar e utilizar ambientes de robótica pedagógica no contexto das suas realidades.

Isso possibilitará aos alunos do programa Ciência e Arte “Povos da Amazônia” (CAPA) a inserção no mundo da robótica pedagógica quando serão apresentados os componentes básicos utilizados em dispositivos robóticos. Serão construídos experimentos para compreensão de diversos conceitos com vistas a possibilitar com que os alunos se familiarizem com tecnologias que realizam interfaceamento e comunicação de dispositivos.

No desenvolvimento deste projeto será utilizada uma plataforma de programação que possibilitará aplicar princípios mecânicos que farão parte de um dispositivo robótico implementado pela turma, em pequenos grupos.

A oficina de robótica pedagógica será realizada no dia 03/02/20 nas dependências do Nied.