Projeto do Nied beneficiará 1,2 mil alunos em Hortolândia

O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia (SP), lançaram no mês passado o projeto Tecnologias e Mídias Alternativas na Escola (Time). O projeto, que beneficiará aproximadamente 1,2 mil estudantes de duas escolas municipais de ensino fundamental (Jardim Adelaide e Parque dos Pinheiros), utilizará ferramentas de mídia interativa na aplicação do conteúdo pedagógico aos alunos. Cada escola recebeu 18 microcomputadores de última geração, uma impressora multifuncional, uma câmera de vídeo digital e um aparelho de televisão de 32 polegadas. Os recursos para aquisição dos equipamentos são provenientes da Fapesp, através de programa específico.De acordo com o coordenador do Nied, João Vilhete Viegas D´Abreu, o projeto tem todas as características de extensão, uma vez que ele considera que a Unicamp está cumprindo seu papel social. Além disso, Vilhete reconhece que quando se leva para a escola ferramentas, conhecimentos teóricos e até mesmo produtos construídos e implementados pelo Nied, é uma forma de retribuir ao público a ação de pesquisa na universidade. “Para o Nied a aprovação desse projeto por parte da Fapesp é um reconhecimento do trabalho. Para nós é uma satisfação saber que estamos efetivamente contribuindo com o ensino público de maneira mais direta. Isso é importantíssimo”, afirmou Vilhete.O coordenador explicou que, apesar de aprovado oficialmente em 30 de maio de 2007, o início desse projeto aconteceu em 2005, durante uma das jornadas pedagógicas realizadas pelas escolas municipais de Hortolândia. “Eles convidaram os pesquisadores do Nied para participar da jornada”, comentou. Vilhete ofereceu uma oficina de robótica e conta que, durante essa oficina aconteceu uma interação muito forte com os professores. Nessa interação falou-se muito sobre outros recursos tecnológicos que poderiam ser utilizados nas escolas, além da robótica. “Falamos sobre tecnologias digitais de uma maneira geral, que atualmente estão inseridas em diversos contextos da vida cotidiana das pessoas e que precisariam estar inseridas também no contexto escolar”, observou. Para Vilhete, quando se chega no contexto escolar essa inserção se dá de maneira muito precária ou, pior, não se dá. Muitas vezes, segundo ele, o fato dessa inserção não ocorrer tem muito mais a ver com a escola do que com os alunos. “Os alunos, de alguma forma, interagem no dia-a-dia com essas tecnologias”, ponderou. De 2005 até 2006 a conversa evoluiu e hoje o projeto é uma realidade. “O Time permitirá aos alunos entender como retirar das diversas tecnologias um aproveitamento melhor”, concluiu Vilhete(Jeverson Barbieri)

Fotos: Antônio Scarpinetti

Edição de imagens: Luís Paulo Silva

Mais informações sobre projeto Time acesse: http://odisseu.nied.unicamp.br/time/

fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2007/10/09/projeto-do-nied-beneficiara-12-mil-alunos-em-hortolandia