Educação Maker e Inteligência Artificial: estudo da estrutura de integração e aplicação

Em meio a rápidos avanços tecnológicos da sociedade contemporânea, a Inteligência Artificial (IA) e a Educação Maker têm se apresentado como protagonistas no cenário educacional. Individualmente, cada uma traz consigo uma série de possibilidades metodológicas e cognitivas para o desenvolvimento de áreas do conhecimento, contudo, a sinergia entre IA e Educação Maker pode não apenas fortalecer tais habilidades, mas também preparar os estudantes para a resolução de problemas numa abordagem holística, promovendo uma inédita conexão entre seres humanos e as tecnologias. Este enlace entre a inteligência artificial e a criatividade prática pode não ser apenas uma evolução na educação, mas uma revolução que capacita professores e estudantes se tornarem inovadores ágeis em uma sociedade impulsionada pela tecnologia. Nessa parceria, a sala de aula pode se transformar em um atelier de inovação, onde a aprendizagem é uma experiência dinâmica e colaborativa, em sentidos ampliados.Moura (2019), em sua pesquisa, apontou que a Educação Maker fosse toda e qualquer ação ou atividade, com viés educativo que, utilizando-se das Tecnologias, conduzisse a um processo de prototipação/construção/manutenção de um produto, físico ou digital, relacionando tal processo ao estudo e desenvolvimento de um conteúdo científico. Nesse caminho, o exercício do protagonismo e autoria estudantil, individual e coletiva, na resolução de problemas, perpassaria pela compreensão e utilização de forma crítica, significativa, reflexiva e ética das tecnologias, em especial das tecnologias de última geração.

A Inteligência Artificial (IA), talvez a grande protagonista das tecnologias de última geração, é utilizada para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e otimizar processos, nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares). Seja na personalização de experiências de aprendizagem, na análise preditiva para identificação de padrões de desempenho dos alunos, ou na criação de ambientes educacionais mais interativos, a IA vem provocando uma transformação da maneira como aprendemos e ensinamos.

E-mail e.meireles@alumni.usp.br
Linha de Pesquisa Construcionismo e Metodologias ativas (Robótica pedagógica, STEAM e Maker)
Data de Início 15/04/2024
Equipe Éliton Meireles de Moura
José Armando Valente