Foco e Escopo

A Revista TSC visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação. Visa, ainda, promover o debate - a partir de diferentes perspectivas teóricas e disciplinares e interdisciplinares - do estado atual, avanços e tendências futuras sobre a construção de conhecimentos mediada por tecnologias. 
Seu cunho interdisciplinar prioriza alguns tópicos de interesse, sem estar limitada a eles: 
 
  • Aprendizagem baseada no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o aprendiz e/ou os processos de ensino e de aprendizagem.
  • Docência e atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando o educador, sua formação e práticas educacionais.
  • Aprendiz e sua atuação em contextos educacionais formais ou não formais que utilizam Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) focalizando práticas educacionais e/ou processos de construção de conhecimento.
  • Desenvolvimento de materiais para o contexto digital focalizando a organização de conteúdos para os processos de ensino e de aprendizagem; concepção e produção de diferentes tipos de materiais didáticos, mídias e suportes tecnológicos, uso e reuso de recursos educacionais abertos, objetos de aprendizagem, tecnologias assistivas, entre outros assuntos relacionados.
  • Políticas públicas, concepção, planejamento e execução de projetos educacionais que fazem uso (ou para o uso) de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
  • Aspectos teóricos relacionados ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em contextos de aprendizagem diversos: escolas, museus, empresas etc.
  • Aspectos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de softwares e aplicações educacionais, incluindo Jogos, simulação, robótica, realidade virtual, etc.
  • Ambientes Computacionais para Cooperação/Colaboração em contextos de ensino e de aprendizagem: blogs, wikis, vídeo/audio-casts, AVAS, etc.
  • Concepção, desenvolvimento e avaliação de soluções utilizando Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) para promoção da aprendizagem.
  • Aspectos sociais, afetivos e motivacionais em ambientes computacionais para a promoção da aprendizagem.

Avaliação por pares

Todos os trabalhos serão avaliados por pelo menos dois membros do Conselho Editorial da Revista TSC. O Conselho é formado por professores Doutores com competência e experiência reconhecidas na área de Informática na Educação, das mais variadas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

A avaliação é feita de maneira duplo-cega (double blind review), o que garante o anonimato de revisores e autores. 

Além dos pareceres, os revisores podem fazer recomendações para melhoria do texto - que devem ser consideradas para elaboração da versão revisada do artigo (em caso de aceite do artigo) ou para uma nova submissão (em caso de rejeição do artigo). 

Periodicidade

Semestral. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN

2318-8839