Chamada de artigos sobre Aprendizagem Criativa

19/04/2019

TSC - número especial sobre Aprendizagem Criativa

 

==================================================================

 

Revista TSC - Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

http://www.nied.unicamp.br/revista

Novo prazo para submissões: 20/08/2019

 

==================================================================

 

A Revista TSC é um periódico anual, com avaliação por pares, mantida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. A Revista é dedicada à publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos de teses e dissertações tendo como temática a Informática na Educação e áreas afins.

 

Em Novembro de 2019 lançaremos um número especial com o tema “Aprendizagem Criativa”. As submissões serão aceitas até 20 de agosto de 2019 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista.

 

Para formar cidadãos críticos e ativos em uma sociedade em constante transformação, é importante que, desde cedo, todos tenham oportunidades de criar, de se expressar e de testar suas ideias. A Aprendizagem Criativa tem como propósito a criação de oportunidades educacionais que incentivem o desenvolvimento de produtos compartilháveis no mundo físico ou virtual, histórias, apresentações, instalações artísticas e outros; o foco nos interesses e paixões dos alunos;  a colaboração e o respeito mútuo; a exploração lúdica, a brincadeira e a percepção do "erro" não como um defeito, mas sim como uma tentativa que faz parte do processo de aprendizagem. As novas tecnologias de informação e comunicação podem contribuir muito na implementação de ambientes de Aprendizagem Criativa, promovendo uma postura ativa dos estudantes, não como consumidores da informação, mas como seus próprios criadores. A Aprendizagem Criativa exige ferramentas abertas que incentivem a construção de projetos significativos, a troca de ideias e a reflexão sobre os processos de produção e de aprendizagem . Para a Aprendizagem Criativa, a tecnologia digital deve ser vista principalmente como um meio, não como um fim em si mesma. Os artigos para o número especial podem abordar novos sistemas, produtos, ações educativas, ou formações, com ou sem o uso de tecnologias digitais. Os artigos podem abordar desde educação infantil até formação de adultos, dentro e fora de ambientes formais de aprendizagem. Priorizamos alguns tópicos de interesse, sem estarmos limitados a eles:

 

* Desenvolvimento de novas tecnologias para a aprendizagem criativa;

 

* Estratégias, atividades, materiais e ferramentas que ajudem a projetar ou a construir espaços de aprendizagem criativa;

 

* Metodologias (maker, ativas, criativas) de ensino e de aprendizagem na educação formal e não formal;

 

* Metodologias para formação de professores em aprendizagem criativa:

  • A Aprendizagem Criativa integrada a cursos de pedagogia e licenciaturas
  • Formação para professores da rede pública

 

* Aprendizagem criativa integrada aos currículos das escolas;

 

* Metodologias de avaliação em aprendizagem criativa;

 

* Implementação de sistemas para ajudar alunos e professores a administrar e compartilhar seus próprios projetos;

 

* Novos programas e mecanismos para facilitar a conexão entre escolas e comunidades de entorno, aproximando pais, alunos, professores, tomadores de decisão e outros envolvidos no ecossistema educacional;

 

* Utilização de materiais diversos (reciclados, sucatas, dispositivos elétricos e eletrônicos) para explorar noções de arte, ciência, tecnologia e matemática e utilizá-los no desenvolvimento de atividades pedagógicas com professores e alunos de forma criativa;

 

* Promoção do pensamento computacional, da criatividade e do espírito colaborativo por meio do tinkering - explorar, experimentar, remixar, compartilhar ideias e soluções;

 

Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês, não devem ultrapassar 20 páginas e devem seguir as normas de formatação em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/about/submissions#authorGuidelines  

 

Editores Chefes

Dr. José Armando Valente, IA/NIED - UNICAMP, Brasil

Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas, IC - UNICAMP, Brasil

 

Conselho Editorial Nacional

Conselho Editorial Internacional