Chamada de artigos sobre Aprendizagem Criativa
TSC - número especial sobre Aprendizagem Criativa
==================================================================
Revista TSC - Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
http://www.nied.unicamp.br/revista
Novo prazo para submissões: 20/08/2019
==================================================================
A Revista TSC é um periódico anual, com avaliação por pares, mantida pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. A Revista é dedicada à publicação de artigos científicos, relatos de experiência, resumos de teses e dissertações tendo como temática a Informática na Educação e áreas afins.
Em Novembro de 2019 lançaremos um número especial com o tema “Aprendizagem Criativa”. As submissões serão aceitas até 20 de agosto de 2019 pelo sistema http://www.nied.unicamp.br/revista.
Para formar cidadãos críticos e ativos em uma sociedade em constante transformação, é importante que, desde cedo, todos tenham oportunidades de criar, de se expressar e de testar suas ideias. A Aprendizagem Criativa tem como propósito a criação de oportunidades educacionais que incentivem o desenvolvimento de produtos compartilháveis no mundo físico ou virtual, histórias, apresentações, instalações artísticas e outros; o foco nos interesses e paixões dos alunos; a colaboração e o respeito mútuo; a exploração lúdica, a brincadeira e a percepção do "erro" não como um defeito, mas sim como uma tentativa que faz parte do processo de aprendizagem. As novas tecnologias de informação e comunicação podem contribuir muito na implementação de ambientes de Aprendizagem Criativa, promovendo uma postura ativa dos estudantes, não como consumidores da informação, mas como seus próprios criadores. A Aprendizagem Criativa exige ferramentas abertas que incentivem a construção de projetos significativos, a troca de ideias e a reflexão sobre os processos de produção e de aprendizagem . Para a Aprendizagem Criativa, a tecnologia digital deve ser vista principalmente como um meio, não como um fim em si mesma. Os artigos para o número especial podem abordar novos sistemas, produtos, ações educativas, ou formações, com ou sem o uso de tecnologias digitais. Os artigos podem abordar desde educação infantil até formação de adultos, dentro e fora de ambientes formais de aprendizagem. Priorizamos alguns tópicos de interesse, sem estarmos limitados a eles:
* Desenvolvimento de novas tecnologias para a aprendizagem criativa;
* Estratégias, atividades, materiais e ferramentas que ajudem a projetar ou a construir espaços de aprendizagem criativa;
* Metodologias (maker, ativas, criativas) de ensino e de aprendizagem na educação formal e não formal;
* Metodologias para formação de professores em aprendizagem criativa:
- A Aprendizagem Criativa integrada a cursos de pedagogia e licenciaturas
- Formação para professores da rede pública
* Aprendizagem criativa integrada aos currículos das escolas;
* Metodologias de avaliação em aprendizagem criativa;
* Implementação de sistemas para ajudar alunos e professores a administrar e compartilhar seus próprios projetos;
* Novos programas e mecanismos para facilitar a conexão entre escolas e comunidades de entorno, aproximando pais, alunos, professores, tomadores de decisão e outros envolvidos no ecossistema educacional;
* Utilização de materiais diversos (reciclados, sucatas, dispositivos elétricos e eletrônicos) para explorar noções de arte, ciência, tecnologia e matemática e utilizá-los no desenvolvimento de atividades pedagógicas com professores e alunos de forma criativa;
* Promoção do pensamento computacional, da criatividade e do espírito colaborativo por meio do tinkering - explorar, experimentar, remixar, compartilhar ideias e soluções;
Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês, não devem ultrapassar 20 páginas e devem seguir as normas de formatação em: https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/about/submissions#authorGuidelines
Editores Chefes
Dr. José Armando Valente, IA/NIED - UNICAMP, Brasil
Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas, IC - UNICAMP, Brasil