Banner Portal
Fundamentos, conceitos e importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP na consolidação das atividades do núcleo de educação a distância da Universidade Católica de Petrópolis
Capa - Revista número um de 2013
PDF

Palavras-chave

Robótica educacional
Educação a distância
Tecnologia social

Como Citar

BUSTAMANTE, Silvia Branco Vidal. Fundamentos, conceitos e importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP na consolidação das atividades do núcleo de educação a distância da Universidade Católica de Petrópolis. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 6–33, 2013. DOI: 10.20396/tsc.v1i1.14437. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14437. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho consiste em um breve histórico que destaca a importância do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP para a consolidação dos projetos na área de Educação e Tecnologia da Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Brasil. Objetiva documentar os referenciais do NIED que influenciaram o Centro de Informática Educativa da UCP, destacando o desenvolvimento do estado da arte ao inicio da atuação deste centro, as obras que foram pesquisadas e seus autores, bem como os trabalhos produzidos e publicados durante vários anos pela Universidade Católica de Petrópolis, em pesquisas hoje consolidadas como fundamentação e orientação das atividades do Núcleo de Educação a Distancia da UCP.

https://doi.org/10.20396/tsc.v1i1.14437
PDF

Referências

ABELSON, H. Logo for the AppleII. New York: McGraw Hill, 1982.

ABELSON, H; ANDREA, D. S. Turtle Geometry: the computer as a medium for exploring mathematics. Massachussets: MIT Press,1981.

ABREU, J.V.;GARCIA, M. F.; CAMARGO, V. T.; SILVA, O. M.; MARTINS, M. C. (Orgs.). Tecnologias e Mídias Interativas na Escola. Campinas, 2009.

ACKERMANN, E. Ferramentas para um aprendizado construtivo: repensando a interação. Apresentação no Seminário "Informática e Educação: Os Desafios do Futuro". Campinas, SP: NIED, Unicamp, 1993.

ALMEIDA, M.E.B.; PRADO, M. E.B.B. (Orgs.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011.

AMORIM, G.F. Articulando teoria e prática através de experimentos em robótica CNPq-PIBIC/UCP/MEMO, 1998.

BARANAUSKAS, M.C.; ROCHA, H.V. O Computador, um novo super herói. Campinas: Ed. Cartograf, 1983

BARANAUSKAS, M.C. ROCHA, H.V.; MARTINS, M. C.; ABREU, J.V. Uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. In: VALENTE, J. A.(Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED, Unicamp, 1999.

BURNETT, D. J. Logo an Introduction. Creative Computing Press, 1983

BUSTAMANTE, S. Cibernética, Inteligência e Criatividade, Tese de Livre Docência, Universidade Gama Filho, 1992.(não publicada).

BUSTAMANTE, S. Multimedia: a perspective for information or an alternative to the thinking. Anais 10th ICTE, International Conference on Technology and Education. Boston: MIT, USA,1993.

BUSTAMANTE, S. Integrating Computers in a State School to Develop Human Resources. Anais...Fundamental Education-12th International Conference on Technology on Education. Florida, USA, 1995.

BUSTAMANTE, S. Las máquinas que piensan y la robotización del hombre.Texto apresentado empalestra na Asamblea General de la Federación Internacional de las Universidades Católicas. Santiago, Chile,1997a.

BUSTAMANTE, S. Maquinas que piensan y alumnos que memorizan. Texto apresentado empalestra na Universidade Tecnológica Nacional/UTN.Argentina,1997b.

BUSTAMANTE, S. Design e Robótica Educacional. Anais Conferência Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática -CISCI 2002, Orlando, Florida, 2002a.

BUSTAMANTE, S. Design e Robótica Educacional. Anais 6th World Multi-Conference on Systemics, Cybernetics and Informatics -SCI 2002, Orlando, Flórida, EUA, 2002b.

BUSTAMANTE, S. Atelier de Projetos e Interdisciplinaridade. Anais6th World Multi-Conference on Systemics, Cybernetics and Informatics SCI 2002, Orlando, Flórida, EUA. 2002c.

BUSTAMANTE, S. Distance Learning and Social Cognition. Anais... International Conference on Information and Communication Technologies in Education, Badajoz, Spain,2002d.

BUSTAMANTE, S. Estruturas Fractales, Educación y Recursividad.Anais2a Conferencia Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática, Orlando, Flórida, EUA, 2003a.

BUSTAMANTE, S. E-Learning: quality in context of innovation.European Distance Education Network Annual Conference -EDEN, Rhodes, Greece. 2003b. (Texto aprovado em congresso internacional).

BUSTAMANTE, S. The Useless and old-fashioned Logo: a transversal approach. Anais 9th European Logo Conference, Porto, Portugal,2003c.

BUSTAMANTE, S. Web Based Education and Distance Learning Environment. Anais InternationalConferenceonWeb-based Education -WBE 2004, Innsbruck,Austria, 2004.

BUSTAMANTE, S. Mind, Design and Robots. Anais... Fourth International Conference on Multimedia and Information and Communication in Technology and Education, Seville, Spain,2006a.

BUSTAMANTE, S. Internet and Cooperative Learning. Anais Fourth International Conference on Multimedia and Information and Communication in Technology and Education, Seville, Spain,2006b.

BUSTAMANTE, S. Tecnologia e Prática Reflexiva na Formação de Professores.2007. Dissertação Mestrado. Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, 2007.

BUSTAMANTE, S. Emergent Learning and Emergent Technologies. Anais V International Conference on Multimedia and ICT in Education (m-ICTE2009), Lisboa, Portugal, 2009a.

BUSTAMANTE, S. E-learning: Innovating Paradigms. Anais V International Conference on Multimedia and ICT in Education, ICTE 2009,Lisboa, Portugal, 2009b.

BUSTAMANTE, S.E-Learning: Innovating Paradigms and Overcoming Conventional Classroom Routines. Anais 2009 EDEN Conference, Gdansk, Polônia. 2009c.

BUSTAMANTE, S.; ALMEIDA, F. B.; CABRAL, F. L. Mathematical Cognitive Structures and Programming Language.Anais12th International Conference on Technology on Education, Florida,EUA: v. 1. p. 230-232,1995a.

BUSTAMANTE, S; ALMEIDA, F. B.; CABRAL, F. L. Enhancing a programming language: new procedures to support the learning process.Anais12th ICTE, International Conference on Technology and Education, Flórida. EUA. v. 1. p. 227-229, 1995b.

BUSTAMANTE, S.;VALENTE, J. A.;SOUZA, J.C. C.O computador como ferramenta para retratar a estrutura linguística e a visão de mundo do menino de rua. Texto do projeto aprovado pelo INEP, 1992.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.