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Um modelo social e colaborativo para extensão de conteúdo em ambientes educacionais ubíquos
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Palavras-chave

Extensão de conteúdo educacional
Aprendizagem colaborativa
Mídias digitais
Computação ubíqua
Ambientes educacionais ubíquos

Como Citar

BRANT-RIBEIRO, Taffarel; MENDONÇA, Igor Emmanuel Silva; ARAÚJO, Rafael Dias; MENDES, Miller Miranda; DORÇA, Fabiano Azevedo; CATTELAN, Renan Gonçalves. Um modelo social e colaborativo para extensão de conteúdo em ambientes educacionais ubíquos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 105–130, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14452. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14452. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de arquitetura de software que apoia atividades de extensão de um conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Como prova de conceito, empregou-se este modelo para construir uma aplicação Web que permite a criação de comentários e a classificação de conteúdo multimídia. Tal aplicação foi acoplada à plataforma Classroom eXperience e sua utilização foi assistida por dois semestres letivos. Aplicou-se uma adaptação do Modelo de Aceitação de Tecnologia para averiguar a receptividade e o impacto das novas funcionalidades em estudantes. Como resultado, verificou-se boa aceitação da aplicação pelos usuários, que passaram a acessar mais a plataforma. Tal incentivo também contribuiu elevando o desempenho dos alunos, demonstrando que a disponibilização de recursos interativos incentiva a aprendizagem colaborativa. 

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14452
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