Banner Portal
Teoria crítica da tecnologia e o design participativo na construção de um repositório de recursos educacionais abertos
PDF

Palavras-chave

Democracia
Repositório
Teoria crítica da tecnologia
Design participativo

Como Citar

GREIN, Pedro Paulo Boaventura; AMARAL, Marília Abrahão. Teoria crítica da tecnologia e o design participativo na construção de um repositório de recursos educacionais abertos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 79–99, 2015. DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14476. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14476. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Os Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia questionam conceitos como a neutralidade e o determinismo da tecnologia. A partir disto surgiram várias concepções tecnológicas, entre eles a da Teoria Crítica da Tecnologia, que entende os artefatos tecnológicos como construções sociais e, portanto, carregados de valor. Atualmente estes valores representam a visão hegemônica que exclui a maioria em prol de uma minoria. Em resposta a esta situação, passa a ser necessária a adoção de práticas que permitam a participação democrática da sociedade no processo de desenho técnico. O Design Participativo, aplicado seguindo uma ética específica, possui ferramentas que possibilitam a participação e o desenho de tecnologias carregadas de valores mais abrangentes.

https://doi.org/10.20396/tsc.v3i1.14476
PDF

Referências

AIBAR, E. La Vida Social de las Maquinas: Origenes, desarollo y perspectivas actuales. Reis, vol. 76, p. 141–170, 1996.

BJERKNES, G.; BRATTETEIG, T. User participation and democracy: a discussion of Scandinavian research on system development. Scandinavian Journal of Information Systems, v. 7, n. 1, p. 1–26, 1995.

BLOMBERG, J.; KARASTI, H. Ethnography: Positioning Ethnographic within Participatory Design. In: SIMONSEN, J.; ROBERTSON, T. (Eds.). Routledge International Handbook of Participatory Design. New York: Routledge, 2013, p. 86–116.

BØDKER, K.; KENSING, F.; SIMONSEN, J. Participatory IT Design: Designing for Business and Workplace Realities. Cambridge: The MIT Press, 2004.

BRANDT, E.; BINDER, T.; SANDERS, E. B. Tools and Techniques: Ways to Engage Telling, Making and Enacting. In: SIMONSEN, J.; ROBERTSON, T. (Eds.). Routledge International Handbook of Participatory Design. New York: Routledge, 2013.

BRATTETEIG, T. et al. Methods: Organizing Principles and General Guidelines for Participatory Design Projects. In: SIMONSEN, J.; ROBERTSON, T. (Eds.). Routledge International Handbook of Participatory Design. New York: Routledge, 2013, p. 117–144.

CUTCLIFF, S. H. La Emergencia Histórica de CTS como campo académico. In: Ideas, Máquinas y Valores. [s.l.] Antrophos Editorial, 2003, p. 7–24.

DAGNINO, R. Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2010a, p. 253–280.

DAGNINO, R. O Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) e a obra de Andrew Feenberg. In: NEDER, R. T. (Ed.). A Teoria Crítica de Andrew Feenberg: Racionalização Democrática, Poder e Tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina / CDS / UnB / Capes, 2010b, p. 25–48.

DAGNINO, R.; DIAS, R. A Política de C & T Brasileira : três alternativas de explicação e orientação. Revista Brasileira de Inovação, v. 6, n. 2, 373–403, 2007.

FEENBERG, A. Critical Theory of Technology. New York: Oxford University Press, 1991. FEENBERG, A. Subversive Rationalization: Technology, Power, and Democracy. Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy, v. 35, p. 301, 1992.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.