Banner Portal
Avaliação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação
PDF

Palavras-chave

Metodologias de avaliação
Avaliação de políticas públicas de ciência
Tecnologia e inovação
Estudos de caso

Como Citar

SOBRAL, Fernanda Antonia da Fonseca; SANTOS, Gilberto Lacerda. Avaliação de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação: abordagens a partir de casos concretos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 8–26, 2018. DOI: 10.20396/tsc.v5i1.14729. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14729. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O conhecimento proveniente da Sociologia da Ciência e da Tecnologia dispõe de status epistemológico para debruçar-se sobre a temática da avaliação de políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Nesta perspectiva, este artigo relata o estudo de três casos de avaliação de políticas públicas de CTI, realizados por demanda governamental, os quais nos permitiram rever métodos e propor recomendações.

      

https://doi.org/10.20396/tsc.v5i1.14729
PDF

Referências

BRASIL. Plano Brasil Maior –Inovar para Competir. Competir para crescer. Plano 2011/2014. Brasília (DF): MDIC, 2011.

BRASIL. Avaliação suplementar externa do Programa de Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Brasília (DF): CAPES,2013

BRASIL Plano Nacional de Educação(PNE). Brasília(DF): MEC, 2014.

CGEE. Avaliação do Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP). Brasília (DF): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2011.

CGEE. Estratégia de Expansão da Educação Superior no Brasil. Brasília (DF): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2014.

CORTES, Soraya V.;LIMA, Luciana L. A contribuição da sociologia para análise de políticas públicas. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo (SP), n.87, p.33-62, 2012.

DURKHEIM, Émile. Lições de sociologia: a moral, o direito e o Estado. São Paulo Martins Fontes, 2002.

GIBBONS, Michael; LIMOGES, Camille; NOWOTNY, Helga; SCHWARTZMAN, Simon; SCOTT, Peter; TROW, Martin. The New ProduCTI on of Knowledge: The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies. London: Sage, 1994.

GIDDENS, Anthony. Poíltica Sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo São Paulo Editora da UNESP, 1998.

LACERDA SANTOS, Gilberto. Ciência, Tecnologia e Formação de Professores para o Ensino Fundamental. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2005.

MARX, Karl. Capital. London: Penguin, 1990.

OSZLAK, Oscar. Responsabilización o respondibilidad?: el sujeto y el objeto de un Estado responsable In: KOLDO, Echevarria et al. (Org.). Responsabilizacion y Evaluación de la gestión pública. Caracas: Centro Latinoamericano de Administración para El Desarrollo; Editorial Texto, C.A., 2005. p. 239-272.

SOBRAL, Fernanda. A. da F. Novos Horizontes para a Produção Científica e Tecnológica. Caderno CRH, Salvador, v. 24, n.63, p. 519-534, set./dez, 2011.

SOBRAL, Fernanda. A. da F. Dimensão Econômica e Social da Política Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação. In: BAUMGARTEN, M. (Org.). Sociedade, Conhecimento e Colonialidades: Olhares sobre a América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016.

SOBRAL, Fernanda A. da F.; LACERDA SANTOS, Gilberto. Avaliação de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação: Abordagens a partir de casos concretos. Brasília (DF): Editora Viva, 2017.

WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília Editora UnB.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.