Banner Portal
Pensamento computacional, robótica e educação
PDF

Palavras-chave

Pensamento computacional
Robótica educacional
Linguagens visuais
Tecnologias no ensino

Como Citar

QUEIROZ, Rubens Lacerda; SAMPAIO, Fábio Ferrentini; SANTOS, Mônica Pereira dos. Pensamento computacional, robótica e educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 107–129, 2017. DOI: 10.20396/tsc.v4i1.14487. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14487. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso da robótica educacional com crianças do ensino fundamental I com o objetivo de investigar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional.


https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14487
PDF

Referências

ALFARO, S. A. Robôs em Projetos Tecnológicos. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC. Florianópolis: [s.n.]. 2006. Disponivel em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/atividades/TEXTOS/texto_884.html. Acesso em: 12 out. 2017.

ALIMISIS, D. Educational Robotis: Open questions and new challenges. Themes in Science and Technology Education, v. 6, n. 1, p. 63-71, 2013. Disponivel em: http://earthlab.uoi.gr/theste/index.php/theste/article/view/119. Acesso em: 12 out. 2017.

ALIMISIS, D.; MORO, M.; ARLEGUI, J.; PINA, A.; FRANGOU, S.,; PAPANIKOLAOU, K. Robotics & Constructivism in Education: the TERECoP project. Proceedings of the 11th European Logo Conference (Eurologo 2007). Bratislava: [s.n.]. 2007. p. 19-24. Disponivel em: http://users.sch.gr/adamopou/docs/syn_eurologo2007_alimisis.pdf. Acesso em: 12 out. 2017.

ARDUINO. Página do Arduino. Disponível em: https://www.arduino.cc/. Acesso em: 12 out. 2017.

ASIMOV, I. Eu, robô. Tradução de Aline Storto Pereira. São Paulo: Aleph, 2014. 320 p.

BARBERO, A.; DEMO, B. G. The art of programming in a Technical Institute after the Italian secondary school reform. Proceedings ISSEP 2011. Bratislava: [s.n.]. 2011. Disponivel em: http://pubshop.bmbf.gv.at/download.aspx?id=573. Acesso em: 12 out. 2017.

BARCELOS, T. S.; SILVEIRA, I. F. Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica. Anais do XXXII CSBC. Curitiba: Sociedade Brasileira de Computação. 2012.

BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, v. 2, n. 1, p. 48-54, Março 2011. Disponivel em: http://dl.acm.orgcitation.cfm?id=1929905. Acesso em: 12 out. 2017.

BELL, T.; ALEXANDER, J.; FREEMAN,I.; GRIMLEY, M. Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, v. 13, n. 1, p. 20-29, 2009. Disponivel em: http://www.computingunplugged.org/sites/default/files/papers/Unplugged-JACIT2009submit.pdf. Acesso em: 12 out. 2017.

BUECHLEY, L.; EISENBERG, M.; ELUMEZE, N. Towards a curriculum for electronic textiles in the high school classroom. Proceedings of the 12th annual SIGCSE conference on Innovation and technology in computer science education. Dundee: [s.n.]. 2007. p. 28-32. Disponivel em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1268795. Acesso em: 12 out. 2017.

CLEMENTS, D. H.; GULLO, D. F. Effects of computer programming on young children’s cognition. Journal of Educational Psychology, v. 76, n. 6, p. 1051-1058, 1984. Disponível em: http://psycnet.apa.org/journals/edu/76/6/1051/. Acesso em: 9 out. 2017.

CODE.ORG. Página do Code.Org. 2017. Disponível em: https://code.org/. Acesso em: 9 out 2017.

CODECADEMY. Página do Code Academy. 2017. Disponível em: https://www.codecademy.com/pt. Acesso em: 9 out 2017

CODECLUBBRASIL. Página do Code Clude Brasil. 2017. Disponível em: http://codeclubbrasil.org/. Acesso em: 9 out 2017

CUNY, J.; SNYDER, L.; WING, J. M. Demystifying Computational Thinking for Non-Computer Scientists . Manuscrito não publicado. 2010. Disponível em: http://www.citeulike.org/user/jehicken/article/13256108. Acesso em: 12 out. 2017.

DENIS, B.; HUBERT, S. Collaborative learning in an educational roboTIC environment. Computers in Human Behavior, v. 17, n. 5, p. 465-480, set-nov 2001. Disponivel em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563201000188. Acesso em: 12 out. 2017.

GOOD, J.; HOWLAND, K. Programming language, natural language? Supporting the diverse computational activities of novice programmers. Journal of Visual Languages & Computing. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.jvlc.2016.10.008. Acesso em: 12 out. 2017.

GROVER, S.; PEA, R. Computational Thinking in K-12: A Review of the State of the Field. Educational Researcher, Florida, v. 42, n. 1, p. 38–43, han 2013. Disponivel em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0013189X12463051. Acesso em: 11 out. 2017.

HEMMENDINGER, D. A plea for modesty. Acm Inroads, New York, v. 12, p. 4-7, Jun 2010. Disponivel em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1805725. Acesso em: 11 out. 2017.

KLOC, A. E.; KOSCIANSKI, A.; PILATTI, L. A. Robótica: uma ferramenta pedagógica no campo da Computação. Anais do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR. Ponta Grossa: [s.n.]. 2009. p. 1394-1403. Disponivel em: http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/11%20TICnoensinoaprendizagemdecienciaetecnologiaTICnoensinoaprendizagemdecienciaetecnologia_artigo15.pdf. Acesso em: 12 out. 2017.

LÓPEZ-RODRÍGUEZ, F. M.; CUESTA, F. Andruino-A1: Low-Cost Educational Mobile Robot Based on Android and Arduino. Journal of Intelligent & Robotic Systems, v. 81, n. 1, p. 63-76, maio 2015. Disponivel em: http://link.springer.com/article/10.1007/s10846-015-0227-x. Acesso em: 11 out. 2017.

MEC. Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar. Segunda Versão Revisada. Brasilia: MEC. 2016.

MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EduSer - Revista de Educação, Bragança, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2010. Disponivel em: http://hdl.handle.net/10198/3961. Acesso em: 18 jan. 2017.

MINDSTORMS. Página da LEGO. Disponível em: https://www.lego.com/en-us/mindstorms. Acesso em: 12 out. 2017.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. 195 p. NATIONAL CURRICULUM ENGLAND. 2013. Disponível em: https://www.gov.uk/government/publications/national-curriculum-in-england-computing-programmes-of-study Acesso em: 15 ou. 2017

PAPADAKIS, S.; KALOGIANNAKIS, M.; ORFANAKIS, V.; ZARANIS, N. Novice Programming Environments. Scratch & App Inventor: a first comparison. In: Proceedings of the 2014 Workshop on Interaction Design in Educational Environments (p.1). ACM, 2014.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. 2. Ed. New York: BasicBooks, 1993. 252 p.

PAPERT, S. The Children’s Machine: Rethinking School In The Age Of The Computer. New York: BasicBooks, 1994. 256 p.

PEREZ, A. L. F.; DAROS, R. R.; PUNTEL, F. M.; VARGAS, S. R. Uso da Plataforma Arduino para o Ensino e o Aprendizado de Robótica. Anais International Conference on Interactive Computer Aided Blended Learning (ICBL). Florianópolis: IAOE. 2013. P. 230-232. Disponivel em: http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution77_a.pdf. Acesso em: 11 out. 2017.

PIAGET, J. To understand is to invent. New York: Grossman Publishers, 1972. 148 p.

PINTO, M. D. C. Aplicação de Arquitetura Pedagógica em Curso de Robótica Educacional com Hardware Livre. 2011. 158 f. Dissertação (Mestrado em Informática). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2011.

PROGRAMAE. Página do Programaê. 2017. Disponível em: http://www.fundacaolemann.org.br/programae/. Acesso em: 12 out. 2017.

QUEIROZ, R. L. DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamentos Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional. 2017. 138 f Dissertação (Mestrado em Informática) Programa de Pós-Graduação em Informática. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro,. 2017.

RESNICK, M. Aprender a programar, programar para aprender. Transformar 2014, 2014. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=hRGJUc2opQ4. Acesso em: 11 out. 2017.

RUS, D. Teaching robot everywhere. IEEE RoboTIC & Automation Magazine, v. 13, n. 1, p. 15-94, mar 2006. Disponivel em: https://www.eng.yale.edu/grablab/roboticscourseware/Rus_RAM.pdf. Acesso em: 11 out. 2017.

SALVINI, P.; KORSAH, A.; NOURBAKHSH, I. Special Issue on Educational Robotics: Call for Papers. IEEE Robotics & Automation Magazine, 2015. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=7124590. Acesso em: 12 out. 2017.

SBC. SBC realiza reunião para discutir a nova versão da Base Nacional Comum Curricular. Sociedade Brasileira de Computação, 2016a. Disponível em: http://www.sbc.org.br/noticias/1693-sbc-realiza-reuniao-para-discutir-a-nova-versao-da-base-nacional-comum-curricular. Acesso em: 11 out. 2017.

SBC. SBC realiza reunião com o Ministro da Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016b. Disponivel em: http://www.sbc.org.br/noticias/1868-sbc-realiza-reuniao-com-o-ministro-da-educacao. Acesso em: 11 out. 2017.

SCRATCH. Página do Scratch. 2017. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 12 out. 2017.

SOARES, R. F.; BORGES, M. A. F. Robótica: aprendizado em informática de forma lúdica. Anais do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Natal: [s.n.]. 2011. p.1516-1519. Disponivel em: http://www.dimap.ufrn.br/csbc2011/anais/eventos/contents/CADERNO.pdf. Acesso em: 12 out. 2017.

SOLOMON, C. J.; PAPERT, S. A case study of a young child doing Turtle Graphics in LOGO. Proceedings of the June 7-10, 1976, National Computer Conference and exposition. New York: ACM. 1976. p. 1049-1056. Disponivel em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1499945. Acesso em: 11 out .2017.

SOUZA , M. A. M.; DUARTE, J. R. R. Low-cost educational robotics applied to physics teaching in Brazil. Physics Education, v. 50, n. 4, p. 482-488, jun 2015. Disponivel em: http://iopscience.iop.org/article/10.1088/0031-9120/50/4/482/meta. Acesso em: 11 out. 2017.

TCHÁPEK, K. A Fábrica de Robôs. Tradução de Vera Machac. São Paulo: Hedra, 2012. 148 p.

VALENTE, J. A. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Basica: Diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum. PUC-SP., v. 14, n. 3, p. 866, 2016.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, mar 2006. Disponivel em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1118178.1118215&coll=portal&dl=ACM. Acesso em: 11 out. 2017.

WING, M. Computational Thinking-What and Why? The Link Magazine, Pittsburgh, p. 20-23, Spring 2011. Disponivel em: http://www.cs.cmu.edu/sites/default/files/11-399_The_Link_Newsletter-3.pdf. Acesso em: 12 out. 2017.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 205 p

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.