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Uma proposta de adequação do ambiente Moodle para atendimento a critérios de acessibilidade com foco no público idoso
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 1, ano 2019
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Palavras-chave

Idosos
Acessibilidade
Moodle
Diretrizes
Design de interação

Como Citar

MENEZES, Luana; ROSA DE QUEIROZ, Valeria Argôlo; MATOS, Ecivaldo. Uma proposta de adequação do ambiente Moodle para atendimento a critérios de acessibilidade com foco no público idoso. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 108–129, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14635. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14635. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Idosos apresentam declínios de ordem sensorial, cognitiva e física devido ao processo de envelhecimento. Por isso, atenção especial deve ser dada a esse grupo de pessoas, inclusive quando se trata do uso de internet e tecnologias digitais. Dentre as tecnologias digitais para educação, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) precisam estar adequados às características e necessidades dos diferentes perfis de sujeitos, inclusive os idosos. Nesse sentido, este artigo relata os resultados de um estudo piloto, cujo objetivo foi desenvolver e avaliar uma proposta de redesign de interação de um curso no AVA Moodle, adequando-o às diretrizes e recomendações WCAG 2.0 da W3C, com a intenção de melhorar o seu uso por idosos. Os resultados indicam maior interação e estímulo dos idosos ao utilizar o AVA Moodle.

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14635
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Referências

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Copyright (c) 2019 Luana Menezes, Valeria Argôlo Rosa de Queiroz, Ecivaldo Matos

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