O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA

caminhos e desafios

  • Orinaldo Jorge Monteiro da Silva SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE BELEM/PA - SEMEC; SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARA - SEDUC

Resumo

O presente artigo discute a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Cornélio de Barros” (EEEFMCB)/Belém-PA, em 2017, a partir dos conceitos de alfabetização tecnológica, letramento midiático e letramento em história. O resultado do estudo, apesar de revelar o quanto o uso das TIC é importante na mediação do ensino de história, por outro lado evidencia uma dissociação entre a necessidade e a disponibilidade desses recursos tecnológicos naquele espaço escolar, além disso, é nítida a carência de professores capacitados para utilizar, pedagogicamente, os referidos recursos.

Biografia do Autor

Orinaldo Jorge Monteiro da Silva, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE BELEM/PA - SEMEC; SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARA - SEDUC

Possuo Graduação em Historia pela UFPA e em Licenciatura da Computação pela UFRA. Sou Especialista em Metodologia do Ensino de História; Professor Colaborador da UFPA nas disciplinas em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências, Geografia e História;  Professor de Educação Geral na Rede Municipal de Ensino de Belem/PA; e Professor de História e de Sala de Informatica Educativa (SIE) na Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará. Estou iniciando pesquisas em escolas da Rede Muncipal e Estadual de Ensino do Estado do Pará sobre o Uso das TICs/TDICs e suas posssibilidades de mediação e potencialização das Praticas Docentes e do Processo Ensino Aprendizagem, com destaque para os conteúdos de História.

Publicado
17/12/2019