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Produção de memes como campanha contra as fake news
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
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Palavras-chave

Memes
Fake news
Letramento digital
Formação de professores

Como Citar

MELO, Keite Silva de; SILVA, Andréa Villela Mafra da; RODRIGUES, Valéria Ribeiro; GONÇALVES, Margareth da Silva Miranda. Produção de memes como campanha contra as fake news: conciliando criatividade, humor, ativismo e formação docente. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 197–210, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14531. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14531. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho possui por objetivo apresentar uma experiência de ativismo político, por meio da produção criativa de memes, como forma de enfrentamento ao problema das fake news. Esta experiência ocorreu no segundo semestre de 2018, com alunos do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, que produziram memes para veicular em suas redes sociais, como uma campanha político-educativa. A apropriação dos distintos gêneros discursivos, bem como a imersão na rede com o letramento digital desenvolvido é urgente a todos, mas aos futuros professores, trata-se de uma urgência ainda maior. A associação da criatividade, autoria e ativismo, possibilitou a estes licenciandos, ultrapassarem a cultura do compartilhamento detido no mero consumo, para promover visibilidade da sua própria autoria.

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14531
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