Banner Portal
Rodas de Invenções
Capa miniatura volume 7, número 1, ano 2020
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem criativa
Construcionsimo
Educação mão-na-massa
Narrativas
Cidade educadora

Como Citar

LEDERMAN, Simone Kubric; ROCCI, Paola Salmona; CAMARGO, Rita Junqueira de; ROCHA, Naima D’Auria. Rodas de Invenções: criando andaimes para a construção de novas narrativas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 173–190, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i1.14703. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14703. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

As Rodas de Invenções são experiências de criatividade participativa que mobilizam a imaginação articulando: leitura de histórias instigantes, exploração mão na massa de materiais selecionados, construção de artefatos, criação e compartilhamento de novas narrativas. A proposta catalisa Aprendizagem Criativa, em sintonia com a pesquisa de Mitchel Resnick, desdobrada a partir do Construcionismo, inaugurado por Seymour Papert. Neste artigo compartilharemos pressupostos teóricos e experiências práticas que contribuíram para o surgimento das Rodas de Invenções, apresentaremos a essência de sua estrutura (framework) e, também, o Kit Catalisador, sustentável e aberto, desenhado para que outros educadores possam mediar rodas e remixá-las em seus contextos. A proposta é ilustrada pelo relato de um ciclo de Rodas realizado no Mirante Cultural (Pirituba, São Paulo-SP). 

Palavras-chave: Aprendizagem Criativa; Construcionsimo; Educação Mão na Massa; Narrativas; Cidade Educadora.

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14703
PDF

Referências

ACKERMAN, E. K. Experiences of artifacts: People’s appropriations/objects’ “affordances”, 2007. In: GLASERSFELD, E. (Ed.), Key works in radical constructivism, Rotterdam: Sense Publishers, 2007. p. 249–259.

BROWN, P. O Jardim Curioso. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

CARVALHO, J. S. Por uma pedagogia da dignidade: memórias e reflexões sobre a experiência escolar. São Paulo: Summus, 2016.

CLAPP, E. Participatory Creativity: Introducing Access and Equity to the Creative Classroom. Routledge, New York: 2017.

CLAPP, E.; ROSS, J. O.; RYAN J.; TISHMAN S. Maker-Centered-Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds. Jossey-Bass, 2017.

EISENBERG, M. Mindstuff: Educational Technology Beyond the Computer. Convergence, v. 9, n. 2, p. 29-53 2003.

FURNARI, E. Lolo Barnabé. São Paulo: Moderna, 2010.

FOX, M. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 2002.

LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê: Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. Basic Books, Nova York: 1993.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers and Play. Cambridge, Massachusetts. The MIT Press, 2017.

RICCI, P. Circles of Inventions: A Management and Scaffolding Strategy for Maker Centered Classrooms, 2019. Integrative Project for MA in Instructional Technology and Media at Teachers College, Columbia University, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tjLjMRu8RF_QEMkbA-FiTwhGS92wxdT4/view. Acesso em: 28 jul. 2020.

YAMADA, K. O que você faz com uma ideia? São Paulo: Vooinho, 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Simone Kubric Lederman, Paola Salmona Rocci, Rita Junqueira de Camargo, Naima D'Auria Rocha

Downloads

Não há dados estatísticos.