Banner Portal
Edição temática sobre aprendizagem criativa
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem criativa
Ambiente virtual de aprendizagem
Pensamento computacional
Educação Mão na Massa
Scratch
Metodologias ativas
Formação de professores
Educação mão na massa

Como Citar

BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José Armando. Edição temática sobre aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 1–8, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14501. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14501. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 6 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências em tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14501
PDF

Referências

ARAUJO, K.; CANGUSSÚ, M.; ALVES JR., A. Aprender brincando!. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 96–110, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14518. Acesso em: 17 dez. 2019.

COTA, I. R.; PAIVA, T. V. dos S. CONECTA: aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 128–142, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14523. Acesso em: 17 dez. 2019.

COUGHLAN, T.; JOHNSON, P. Understanding Productive, Structural and Longitudinal Interactions in the Design of Tools for Creative Activities. ACM C&C '09 Proceedings of the seventh ACM Conference on Creativity and Cognition. Berkeley, CA, USA, 2009, pp. 155-164.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity: Flow and the Psychology of Discovery and Invention. New York: Harper Collins, 1996

GAVASSA, R. C. F. B. Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 111–127, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14521. Acesso em: 17 dez. 2019.

MELO, K. S. de; SILVA, A. V. M. da; RODRIGUES, V. R.; GONÇALVES, M. da S. M. Produção de memes como campanha contra as fake news: conciliando criatividade, humor, ativismo e formação docente. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 197–210, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14531. Acesso em: 17 dez. 2019.

MENDES FILHO, A. A Autorregulação, a autonomia e a autoria discente e docente através do uso do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 81–95, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14515. Acesso em: 17 dez. 2019.

NICASTRO, F.; PINTO, E. M. M.; PAFFARO, S. A. B. Relato de prática de Aprendizagem Criativa na educação infantil. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 143–162, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14525. Acesso em: 17 dez. 2019.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

PINHEIRO, M. A.; BRECKENFELD, T. F. de M.; LYRA, M. C. D. P. Processos criativos e imaginação: O trabalho de Bavcar como metáfora sobre a condição dialógica da psique. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 30–48, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14506. Acesso em: 17 dez. 2019.

RESNICK, M. All I really need to know (about Creative Thinking) I learned (by Studying How Children Learn) in Kindergarten. ACM Creativity & Cognition conference, Washington DC, June 2007.

SAWYER, R. K. Group Creativity: Music, Theatre, Collaboration. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.

SCHÖN, D. A. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco. CA: Josey-Bass Publishers, 1987.

SILVA, O. J. M. da. O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA: caminhos e desafios. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 163–182, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14526. Acesso em: 17 dez. 2019.

SOSTER, T. S. Educação Maker emancipatória. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 49–60, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14509. Acesso em: 17 dez. 2019.

SOUZA, A. dos S. R. de; SOUZA, D. G. de; LIMA, P. H. F.; SILVEIRA, S. O. Projetos de trabalho para a aprendizagem interdisciplinar de Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologias Digitais: uma experiência com alunos do 6º ano. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 183–196, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14529. Acesso em: 17 dez. 2019.

SOUZA, E. P. de; RUBIM, I. O. As dobras e os movimentos da aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 61–80, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14513. Acesso em: 17 dez. 2019.

VALENTE, A. B.; BURD, L. Creative Learning Challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 9–29, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14504. Acesso em: 17 dez. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Downloads

Não há dados estatísticos.