Banner Portal
O uso das tecnologias digitais aliadas ao turismo nas aulas de geografia do ensino fundamental
Capa miniatura volume 7, número 1, ano 2020
PDF

Palavras-chave

Geografia
Novas tecnologias
Turismo
Aprendizagem criativa

Como Citar

DARSKI, Rosângela; LORENZI, Fabiana; PERES, André. O uso das tecnologias digitais aliadas ao turismo nas aulas de geografia do ensino fundamental. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 156–172, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i1.14701. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14701. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Atualmente, é impossível dissociar a educação das novas tecnologias. Os jovens estão usando essas ferramentas cada vez mais cedo, as quais se tornaram parte de seu cotidiano. O presente trabalho analisou a experiência desenvolvida com os alunos do 9º ano e o uso de novas tecnologias combinadas ao turismo no ensino de geografia. Foram utilizadas aulas expositivas, pesquisa online, uso de software, montagens fotográficas e socialização dos resultados. Percebeu-se o fascínio dos jovens, verificando a importância de vivenciar atividades práticas e a abordagem da Aprendizagem Criativa como ferramenta de aprendizagem. A combinação de turismo e geografia com novas tecnologias mostrou-se fundamental para o trabalho, fazendo com que o aluno comece a pensar e refletir sobre a realidade local no contexto global.

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14701
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em 10 abr. 2019.

CALLAI, H. C.. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, n. 16, São Paulo, 2001.

CAVALCANTI, L. D. S.. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais, 1, 2010, Belo Horizonte: SeNa, Anais... p. 1-16. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-Geografia-realidade-escolar-lana-souza/file. Acesso em: 12 abr. 2019.

CHIZZOTTI, A.. Parte II: Pesquisa Qualitativa. In: CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 5 Ed., São Paulo: Cortez, 2001.

DA SILVA, A. M. R.. Trabalho de Campo: prática "andante" de fazer Geografia. Geo UERJ, n. 11, p. 61, 2002. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/Geografia/0003.html. Acesso em: 11 abr. 2019.

ITO, C. A.. Turismo Pedagógico: Relato de Experiência no Ensino Fundamental. In: VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, VI, 2010, Caxias do Sul. Anais... Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/eventos/seminarios_semintur/semin_tur_6/arquivos/01/Turismo%20Pedagogico%20Relato%20de%20Experiencia%20no%20Ensino%20Fundamental.pdf Acesso em: 15 abr. 2019.

KENSKI, V. M. Processos de interação e comunicação no ensino mediados pelas tecnologias. In: ROSA, D. E. G; SOUZA, V. C. (Org). Didática e prática de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 254-264.

KIMURA, S. Fazer-pensar: fonte do ensinar-aprender. In: KIMURA, S. Geografia do ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 44-67.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica (critical meaningful learning). In: MOREIRA, M. A.; VALADARES, J. A.; CABALLERO, C.; TEODORO, V. D. (Org.). Teoria da Aprendizagem Significativa: contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Lisboa (Peniche) 2000, p. 47-66. Disponível em: https://doczz.com.br/doc/530002/peniche-2000-encontro-aprendizagem-significativa.book. Acesso em: 15 abr. 2019.

PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. 2001. Disponível em: http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 11. abr.2019.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity Through Projects, Passion, Peers, and Play. Cambridge: MIT Press, 2017.

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: HUCITEC, 1997.

TERUYA, T. K.; FELIPE, D. A.; TAKARA, S., Sujeitos da juventude, mídia e escola. In: COSTA, A. et al (Org.). Mídia, cultura e imaginário urbano. Campina Grande: SEE/PB–UEPB, 2013. p.77-83.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Rosângela Darski, Fabiana Lorenzi, André Peres

Downloads

Não há dados estatísticos.