Banner Portal
Formação docente e educação maker
Capa miniatura volume 7, número 2, ano 2020, contendo uma imagem de um fractal, o tema deste número (Educação Maker e Robótica Pedagógica)
PDF

Palavras-chave

Formação de professores
Educação maker
Fab lab
Gestão de sala de aula maker
Competências docentes

Como Citar

MOURA, Eliton Meireles de. Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 185–188, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14852. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A tese discutiu sobre uma Formação Docente que promovesse o desenvolvimento de competências para o trabalho com a Educação Maker, sob a influência do Movimento Maker. Os dados da pesquisa procederam de um estudo de campo realizado entre 2015 e 2019, no Programa Fab Lab Livre de São Paulo e, ainda, de imersões em espaços Makers educacionais, nos Estados Norte-Americanos de New York e da Califórnia, propiciado por um estágio de doutorado sanduíche na Stanford University. Formulando novas competências docentes, necessárias à prática educativa e maker, a pesquisa conclui indicando caminhos para uma nova Formação Docente que corrobore para reaver a utilização pedagógica de elementos tecnológicos contemporâneos no desenvolvimento de uma práxis transformadora.

Confira a participação do autor em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14852
PDF

Referências

BLIKSTEIN, P. Digital Fabrication and ’Making’ in Education: The Democratization of Invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BÜCHING, C. (Eds.), FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors. Bielefeld: Transcript Publishers. 2013.

DELORS, J. (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102. 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOURA, É. M. de. Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: doi:10.11606/T.48.2020.tde- 03032020-171456. Acesso em: 30 jul. 2020.

PAPERT, S. Eight Big Ideas Behind the Constructionist Learning Lab (1999). In: STAGER, G. S. An Investigation of Constructionism in the Maine Youth Center. Melbourne: The University of Melbourne, 2007.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar – Convite À Viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RESNICK, M. Give P’s a chance: Projects, peers, passion, play. In: Constructionism and creativity: Proceedings of the Third International Constructionism Conference. Austrian Computer Society, Vienna. 2016. p. 13-20.

VALENTE, J. A. Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? Novos desafios da educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, p. 147-168, 2019.

VASCONCELLOS, C. dos S.. Avaliação da Aprendizagem - Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.