Programas

Sobre a Robótica Pedagógica (RP)

Alguns anos após a sua fundação o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) começou a desenvolver pesquisas em Robótica Pedagógica (RP).

A prática da (RP) no contexto dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, nas últimas décadas, vem se difundindo, o que tem se constituído em uma forma de se ampliar e se diversificar a maneira como ocorre o aprendizado de conceitos científicos. Trata-se de uma área de pesquisa credenciada pelo CNPq, cuja finalidade consiste fundamentalmente em desenvolver dispositivos robóticos com propósitos educacionais. Por meio de atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação Continuada de professores a (RP) no NIED atingiu, nas últimas três décadas, importantes avanços no que tange a sua utilização no contexto do Ensino Fundamental, Médio e Técnico e também na Formação de Professores.

A (RP) vem se difundindo e isso tem se constituído em uma forma de se ampliar e se diversificar a maneira como ocorre o aprendizado de conceitos científicos. Desta forma, tem sido possível um diálogo profícuo com escolas do Ensino Básico ao Superior numa interação permanente focada no desenvolvimento científico. Por meio destas ações diversos programas têm sido implementados ao longo destes anos como, PIBIC-EM, CAF, CAPA, BAS, UPA, dentre outros.

Programa PIBIC-EM

A Pró-reitora de Pesquisa, em parceria com o CNPq, é responsável pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, que proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região, a oportunidade de desenvolver atividades de Iniciação de Pesquisa Científica, sob a orientação de professores e pesquisadores desta Universidade.

A Robótica Pedagógica é uma área de conhecimento que envolve o uso de recursos tecnológicos que englobam interação de diversos conceitos de Física, Matemática, Química, Engenharias Elétrica, Mecânica, Computação Mecatrônica, dentre outros diferentes campos de saber que fazem parte do currículo do Ensino Médio – EM. Nesta área o desenvolvimento de dispositivos robóticos automatizados está fortemente relacionado com o uso de atuadores e sensores que são os componentes eletrônicos mais usados na automação destes dispositivos. Portanto, é de fundamental importância, no contexto do PIBIC-EM que os alunos que aprendam a utilizar os mais variados sensores e atuadores empregados no campo da robótica.

Projetos desenvolvidos nos âmbitos do programa PIBIC-EM no NIED, num período de 12 meses, tem possibilitado introduzir alunos do Ensino Médio no desenvolvimento de dispositivos robóticos automatizados que incorporam o uso de diferentes sistemas automatizados, da atualidade, dos mais simples aos mais complexos envolvendo o emprego de tecnologias e plataformas de acesso remoto e uso de smartphone.

Programa CAPA

Programa Ciência & Arte “Povos da Amazônia” realizado no período de 13 de janeiro a 20 de fevereiro de 2020, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o banco Santander, ministrando no dia 03 de fevereiro de 2020 a oficina Robótica Pedagógica: aprendizado de ciências para vinte alunos da Universidade Federal do Pará – UFPA.

No contexto do NIED, O Programa CAPA teve como objetivo possibilitar aos alunos do programa Ciência e Arte “Povos da Amazônia” (CAPA) a inserção no mundo da Robótica Pedagógica no qual foi apresentado os componentes básicos utilizados em dispositivos robóticos. Foram construídos experimentos para compreensão de diversos conceitos com vistas a possibilitar com que os alunos se familiarizem com tecnologias que realizam interfaceamento e comunicação de dispositivos. No desenvolvimento deste projeto utilizou-se uma plataforma de programação que possibilitou aplicar princípios mecânicos que fazem parte de um dispositivo robótico implementado pela turma, em pequenos grupos.

Durante a oficina desenvolvida no contexto deste projeto, os participantes se envolveram em contextos de uso da robótica pedagógica abordando automação e controle básico de alguns dispositivos robóticos utilizando sensores, motores e smartphone. Foram apresentados um conjunto de dispositivos eletro-eletrônicos utilizados no NIED, inclusive as placas GoGo Board, Arduino, placa de desenvolvimento micro:bit, atuadores e sensores diversos. O contato de alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas da Universidade Federal do Pará se deu na forma do desenvolvimento de um projeto, no qual diferentes grupos construíram partes de dispositivos robóticos que se integram com um todo obtendo no final um protótipo de projeto que buscou de forma abrangente alcançar diferentes áreas científicas. Ao final desta oficina os alunos adquiram conhecimentos básicos para implementar e utilizar ambientes de robótica pedagógica no contexto das suas realidades.

CAF

O Programa Ciência e Arte na Férias – CAF promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp e realizado anualmente no mês de janeiro, tem como objetivo despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas onde haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de Pesquisa e as diferentes formas de expressão artística. O programa tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas da região de Campinas. No NIED tem por objetivo possibilitar aos jovens a inserção no mundo da robótica pedagógica em um ambiente que envolve a concepção, construção automação e controle de dispositivos robóticos com base em tecnologias, que já lhes são familiares, envolvendo situações de aprendizagem que propiciarão uma compreensão diferenciada e mais aprofundada acerca das mesmas.

Nos programas CAF desenvolvidos mais recentemente os estudantes utilizaram plataformas de programação que possibilitam acionar e controlar robôs, a partir de comandos exibidos na tela de um celular contendo aplicativos apropriados. Foram desenvolvidos experimentos focados na para compreensão de diversos conceitos com vistas a possibilitar com que os alunos familiarizem com tecnologias que realizam comunicação entre celular e dispositivos robóticos.

A prática da Robótica Pedagógica a prática da RE no contexto dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, nas últimas décadas, vem se difundindo, no que tem se constituído em uma forma de se ampliar e se diversificar a maneira como ocorre o aprendizado de conceitos científicos.

PROGRAMA DE BOLSA AUXÍLIO-SOCIAL (BAS)

O objetivo do Programa BAS é apoiar estudantes em dificuldades socioeconômicas em seu percurso acadêmico durante sua primeira graduação em instituição pública.

Nos últimos anos os alunos participantes deste programa, e atuam em Robótica Pedagógica do NIED, desenvolvem projetos em duas áreas: Necessidades educacionais especializadas/Deficientes e Aprimoramento técnico/Tecnológicas.

Na área de Necessidades educacionais especializadas/Deficientes os projetos são voltados para Orientação Espacial em Espaços Urbanos: utilização de Mapa Tátil Sonoro, ou seja, construir Mapas Táteis Sonoros para diversos espaços urbanos dentro e fora do campus da Unicamp. Os projetos visam planejar e melhorar a acessibilidade arquitetônica e tecnológica e também aumentar o nível de integração de pessoas com deficiência visual nos mais variados espaços urbanos que elas frequentam. O projeto Mapa Tátil Sonoro (MTS), consistiu em construir uma ferramenta sonora e tátil capaz de propiciar uma percepção sensorial, por tato e audição, associados com a distribuição geográfica dos prédios, das ruas e avenidas em um determinado espaço urbano. O primeiro projeto do MTS foi desenvolvido para o campus da Unicamp em Barão Geraldo, Campinas-SP. O MTS possui sensores NFC (Near Field Communication – ou comunicação de campo próximo), associados a cada objeto representado no espaço urbano representado no mapa. Estes sensores, quando acionado pela pessoa possibilitam com que o smartphone desta pessoa descreva o objeto que ela está tateando.

Por meio deste projeto o NIED vem buscando contribuir com o processo de desenvolvimento de dispositivos robóticos para propiciar acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Além disso, propiciar a expansão de ideia de sensibilização dos alunos, para a implementação de ferramentas que podem vir a contribuir com a melhoria do seu entorno e da sociedade como um todo.

Na área de Aprimoramento técnico/Tecnológicas os projetos são voltados para o aprendizado da Robótica Pedagógica, ou seja, desenvolvimento de artefatos robóticos com finalidades educacionais. Desenvolvemos projetos em consonância com o que há de mais moderno em tecnologias focadas no uso educacional de dispositivos de hardware e software como forma de enriquecer o ambiente de ensino e aprendizagem. Nossa equipe desenvolve e usa, em sala de aula, protótipos robóticos como forma de diversificar a maneira que se dá o aprendizado. Os projetos visam fundamentalmente desenvolver ambientes com hardware e software apropriados para uso, principalmente, no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

1.1 – A Bolsa Auxílio Social (BAS) é uma categoria de Bolsa que integra o rol de políticas de permanência estudantil da universidade, direcionada ao atendimento de estudantes que possuam o perfil socioeconômico e atendam aos critérios da Deliberação CEPE A003/2012 e Resolução GR nº 31/2013. O objetivo da BAS é apoiar estudantes em dificuldades socioeconômicas em seu percurso acadêmico durante sua primeira graduação em instituição pública.

ITEM 2 – DO OBJETIVO 2.1 – O objetivo deste edital é dispor as condições para a seleção de projetos para o programa de Bolsa Auxílio Social, nos quais os estudantes previamente selecionados pelo processo seletivo anual realizarão atividades.

ITEM 3 – DOS PROJETOS 3.1 – Os projetos institucionais do Programa de Bolsas BAS visam contribuir nas dimensões acadêmica, pessoal e social do discente e deverão seguir as normas de inscrição e atividades descritas neste edital.

EVENTO UPA

Realizado continuamente desde 2003, teve sua origens em eventos similares na década de 1980, o evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) se consolidou como um dos mais importantes do Brasil. Não apenas pela quantidade de escolas e estudantes que visitam o maior campus da Unicamp, em Campinas (SP), mas também pela estrutura mobilizada pela Universidade para recepcionar os visitantes. Em 2014, por exemplo, o campus chegou a receber 50 mil pessoas durante a UPA. Na última edição presencial, realizada em 2019, a UPA contou com a presença de cerca de 35 mil visitantes vindos de escolas de todo o País. Por conta da pandemia de Covid-19, a UPA não ocorreu em 2020 e teve uma edição inteiramente virtual em 2021. Neste ano, a Unicamp retoma o formato presencial do evento.

Para receber estudantes e professores, a universidade se prepara, todos os anos, de maneira que os visitantes possam participar de atividades como oficinas, visitas a laboratórios de pesquisa, palestras e apresentações culturais. É uma oportunidade para que estudantes do ensino médio e fundamental circulem e conheçam a Universidade, os cursos oferecidos e tenham contato com as metodologias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no campus. Assim, os visitantes podem ver de perto mais de 20 unidades de ensino e pesquisa, quatro hospitais, mais de duas dezenas de bibliotecas e centenas de laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

Desta maneira, a UPA no campus está consolidada como um modelo de apresentação da Unicamp para a sociedade, em que a Universidade apresenta as alternativas para a formação dos estudantes e como é viver numa das principais universidades do País. Assim, os visitantes podem aprofundar seu conhecimento sobre esse mundo tão singular e ao mesmo tempo estimulante que é a Unicamp.