Fórum Permanente: 30 Anos de Informática na Educação no Brasil

O NIED completa em Maio de 2013, 30 anos de existência. Desde 1983, o NIED esteve envolvido em praticamente todas as ações de implantação da informática no ensino público no Brasil. Assim, o objetivo do Fórum é promover um espaço de reflexão sobre o que tem sido feito em termos do uso das tecnologias na Educação no Brasil, bem como discutir novos desafios e seus impactos relacionados ao desenvolvimento e uso de tecnologia em contextos educacionais na sociedade contemporânea.

Auditório do Centro de Convenções da UNICAMP

Programação:

8h30 – Credenciamento

9h30 – Abertura

0Prof. Dr. Edgar Salvadori De Decca – Coordenador Geral da Coordenadoria Geral da UNICAMP
Profa. Dra. Itala Maria Loffredo D’Ottaviano – Coordenadora COCEN
Profa. Dra. M. Cecilia C. Baranauskas – Coordenadora NIED (Slide/Apresentação)
Prof. Dr. José Armando Valente – GGTE & NIED & IA, Unicamp

10h00 – Palestra Convidada
Profa. Mônica Gardelli Franco, Secretaria de Educação Básica (SEB) – MEC
Título: Perspectivas e tendências da educação com tecnologia (Slide/Apresentação)

11h00 – Cofee Break

11h30 – Palestra Convidada
Profa. Dra. Edith Ackermann, Visiting Scientist, MIT School of Architecture / The Media Laboratory Senior Research Associate, Harvard Graduate School of Design / Responsive Environments

Titulo: Programming For The “Natives”: What is it? What’s In It For The Kids? (Slide/Apresentação)

12h30 – 14h30 – Almoço

14h30 – Mesa Redonda
Título: Desafios da Educação na Sociedade Contemporânea
Mediador: M. Cecilia C. Baranauskas, NIED & IC UNICAMP
Palestrantes/Debatedores:
Prof. Ig Ibert Bittencourt (UFAL) Vice-coordenador da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação – http://www.br-ie.org/ – Desafio 4 da SBC: Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento  (Slide/Apresentação)
Profa. Maria Elizabeth Bianconcini T. M. P de Almeida, PUC-SP – Curriculo, Tecnologias e Narrativas na Educação (Slide/Apresentação)
Profa. M. Teresa E. Mantoan (FE-UNICAMP)  – A Diferença na Escola.
Prof. Victor Pellegrini Mammana (Diretor do Centro de Tecnologia da Informação – CTI Renato Archer) (Slide/Apresentação)

Data de Início 02/05/2013
Data de Fim 02/05/2013