Análise Microgenética dos Processos Cognitivos em contextos múltiplos de resolução de problemas

Maria Teresa Eglér Mantoan
Maria Cecília Martins
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo
Estudos realizados por Miskulin (1994), Mantoan (1995) e Martins (1994) sobre situações de resolução de problemas, demostraram a pertinência e eficácia da análise dos microdesenvolvimentos cognitivos para a elucidação da construção de conceitos de geometria plana e espacial no computador e de processos de composição musical.

Excertos desses trabalhos, que descrevem procedimentos de sujeitos, diante de tarefeas práticas aplicando meios conhecidos para atingir resultados específicos, foram selecionados com vistas a sugerir benefícios que os processos de ensino e de aprendizagem podem auferir, quando o professor consegue integrar a dimensão estrutural, macrogenética do comportamento do aprendiz (níveis de compreensão) o aspecto funcional, microgenético das organizações cognitivas (saber fazer).

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v. 9 n. 31 (1996) | Publicado em 01/01/1996