O Projeto OEA e sua importância para o NIED
Por: José Armando Valente
Ano: 2006
O projeto “Formação de Professores Via Telemática”, iniciado em 1998, foi financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). No primeiro ano do projeto, 1998-1999, assumiu um caráter nacional, envolvendo o Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Nied da Unicamp. Nos anos subseqüentes, até dezembro de 2002, ele contou com a colaboração de centros de pesquisa de diferentes países da América Latina e Caribe[1]. No Brasil, durante os anos de 1999 até 2002, contou com a participação do LEC, do Nied e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP. Ao longo desses anos, ficou conhecido como Projeto OEA.
Durante os seus cinco anos de duração, entre os anos de 1998 a 2002, este projeto assumiu diferentes enfoques, porém os objetivos foram o desenvolvimento e uso de metodologias de formação de educadores via Internet, e a disseminação de ações e resultados também via Internet. Cada um dos países, inclusive cada um dos centros no Brasil, desenvolveu ações de formação de professores usando a rede telemática, respeitando as idiossincrasias dos respectivos sistemas escolares de cada parceiro envolvido. Isto implicou na elaboração de ambientes de EaD, na criação de abordagens pedagógicas que privilegiaram a construção de conhecimento e na formação de inúmeros educadores nos diferentes países, como relatados nos livros organizados por Moraes (2002), Valente (2003) e Azinian (2004), bem como, a disseminação das ações e dos resultados, também realizados via internet, por intermédio do site do projeto encontrado no endereço OEA.
Especificamente com relação ao Nied, foram desenvolvidas duas ações principais: continuidade do desenvolvimento do ambiente computacional TelEduc, para a realização de atividades de educação a distância (Rocha, 2002) e a formação de professores-multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do município de Campinas, montado pelo ProInfo em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME-Campinas) (Prado; Valente, 2003).
Esse projeto foi importante para o desenvolvimento do ambiente TelEduc, que incorpora diversas idéias sobre a construção de conhecimento e sobre a interação professor-aprendiz, que haviam sido utilizadas nas atividades presenciais do Nied. Permitiu ainda mostrar como esse ambiente pode ser fundamental para acompanhar o trabalho que os professores realizam, facilitando o “estar junto” deles, fornecendo o suporte necessário para implantar as atividades de uso da informática na sua prática. As idéias do estar junto virtual e o TelEduc foram utilizados em diversos projetos de formação, ampliando a escala de atuação da equipe do Nied.
[1] No período 1999-2000 foram 14 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Venezuela), em 2000-2001, 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela) e em 2001-2002, 3 países (Argentina, Brasil e Chile).
Referências