Educom
A História do Projeto Educom
Por: José Armando Valente
Ano: 2006
As diretrizes para implantação do Projeto Educom foram elaboradas a partir de 2 seminários (Seminário Nacional de Informática em Educação), realizados, respectivamente, na Universidade de Brasília, em 1981, e na Universidade Federal da Bahia, em 1982. O Educom foi implantado pela Secretaria Especial de Informática (SEI), com suporte do CNPq e FINEP, órgãos do MCT, e pelo MEC em cinco centros: Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todos esses projetos trabalharam com escolas públicas e desenvolveram atividades de pesquisa e formação, tanto na universidade quanto em escolas, que possibilitaram a realização de diversas ações iniciadas pelo MEC (Andrade, 1993; Andrade; Lima, 1993; Moraes, 1997).
Na Unicamp a proposta do Educom foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores que estava realizando atividades relacionadas com o uso do Logo na educação. Essa proposta previa o envolvimento direto de um núcleo central formado por especialistas das áreas de Educação, Informática, Psicologia e Ciências Sociais[1] e por um conjunto de especialistas nas áreas de conteúdo pertencentes ao quadro da Unicamp[2], e por professores das áreas de conteúdo, oriundos das escolas envolvidas no projeto. O objetivo previsto no projeto era o uso da metodologia Logo nas disciplinas de Matemática, Ciências (Física, Química e Biologia no 2º grau) e Português, em três escolas da rede pública do Estado de São Paulo.
A proposta do projeto foi enviada ao MEC em outubro de 1983, porém o início nas escolas somente ocorreu em meados de 1986. Parte dessa demora aconteceu por conta de mudanças políticas devido ao fim do governo militar. O período de 1983-1986 foi dedicado à realização de diversas atividades dedicadas à formação da equipe que atuaria no Projeto. Assim, foram realizadas diversas oficinas, palestras e trabalhos em grupo sobre a metodologia Logo e o uso do Logo em atividades relacionadas com as disciplinas previstas no projeto, elaboração de material de apoio na forma de textos ou programas computacionais e formação dos monitores que atuariam no projeto. Portanto, foi um processo de auto-formação, de aprendizado em serviço, baseado nas experiências compartilhadas pelos especialistas das mais diferentes áreas, ou seja, a constituição do que hoje pode ser denominado de comunidade de prática.
O Projeto Educom nunca foi formalmente encerrado, embora o último recurso financeiro tenha sido recebido em 1989, quando o então Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE) pertencia à Secretaria-Geral do Mec (Andrade, 1993). Em junho de 1990, com a reestruturação ministerial e a transferência do PRONINFE para a Secretaria Nacional de Ensino Tecnológico, os objetivos desse programa foram alterados e o Educom deixou de ser financiado pelo Mec. No Nied o Educom continuou até 1993. Nesse ano foi lançado o livro “Computadores e Conhecimento” (Valente, 1993) que relata os principais resultados do Educom[3].
O Educom teve um papel fundamental nas atividades iniciais do Nied, contribuindo para entender como o Logo podia ser usado no contexto da escola pública. Porém, um dos subprodutos mais importantes, foi a formação da equipe, conhecimento esse que foi usado na capacitação de muitos pesquisadores e professores de escolas. Essa experiência foi de grande importância na criação e execução do Projeto Formar, que foi sediado na Unicamp.
[1] O núcleo central seria formado pelos “Prof. Dr. Eduardo O.C. Chaves, Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação, Coordenador do projeto e especialista em Filosofia da Educação e Lógica e Filosofia da Ciência; Prof. Dr. José Armando Valente, Especialista em Educação e Informática; Profa. Maria Cecília Calani Baranauskas, do Departamento de Computação da Unicamp, Especialista em Computação e Matemática; Profa. Heloisa V. R. Correia Silva, do Departamento de Computação da Unicamp, Especialista em Computação; Profa. Afira V. Ripper, do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp, Especialista em Psicologia e Educação; Prof. Dr. Vilmar E. Faria, do Departamento de Ciências Sociais da Unicamp, Especialista em Ciências Sócias; Prof. Dr. André M. P. Villalobos, Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Especialista em Ciências Sociais; Profa. Márcia R. F. de Brito, do Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp, Especialista em Psicologia e Educação; e Profa. Beatriz Bitelman, Pedagoga, Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Unicamp.
[2] Prof. Dr. Renato Sabbatini, Coordenador do Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp, Especialista em Ciências Biológicas; Prof. Dr. Carlos A. Arguello, Coordenador do Núcleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino de Ciências da Unicamp, Especialista em Física e em Ciências; Prof. Dr. Márcio D’Olne Campos, Especialista em Física e Astronomia; Profa. Dra. Cláudia Lemos, Especialista em Lingüística; e Profa. Maria Fausta de Campos, Especialista em Lingüística.
[3] Outras publicações na forma de Memos do Nied, separatas, artigos e livros podem ser conseguidos nos sites www.nied.unicamp.br e www.nied.unicamp.br/oea.
Referências
Coordenador | José Armando Valente |
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jvalente@unicamp.br | |
Data de Início | 01/01/1986 |
Data de Fim | 01/12/1993 |