FUNDAP (Fundação de Desenvolvimento Administrativo)

Esse projeto tem como objetivo a qualificação do pessoal da Fundação de Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) para oferecer cursos de capacitação para servidores públicos do Estado de São Paulo, na modalidade Educação a Distância via Internet. Trata-se de uma prestação de serviço, onde a participação do Nied consiste em acompanhar a equipe da FUNDAP na realização de cursos a distância, na preparação do material instrucional e na resolução de questões relativas à implantação dos cursos, mediação, e acompanhamento e avaliação dos participantes.

Inicialmente os cursos oferecidos usavam o ambiente TelEduc, permitindo a formação de um número restrito de servidores. Com a aceitação das atividades de formação via EaD e o aumento da demanda por esses cursos, a equipe de EaD da FUNDAP implantou cursos usando a combinação da abordagem “broadcast” e a comunidade de aprendizagem. Os conteúdos do curso são organizados em módulos, que os participantes podem acessar de acordo com seu interesse e necessidade. Os conteúdos assim disponibilizados constituem o aspecto “broadcast” do curso. A comunidade de aprendizagem é baseada na abordagem do “estar junto virtual”, prevendo alta interação entre os participantes.

No triênio 2004-2006 foram desenvolvidos quatro cursos usando a abordagem broadcast e comunidade de aprendizagem: “Licitação e Gestão de Contratos de Prestação de Serviços”, “Curso de Governo Eletrônico no Estado de São Paulo”, “Negociação na Modalidade Pregão” e “Comunicação para Pregoeiros”. Nesse período foram atendidos cerca de 8.000 servidores do Estado que participaram dos diferentes cursos hoje disponíveis on-line. Além dos conteúdos serem diferentes, esses cursos têm inovado na utilização de diferentes mídias para veiculação da informação. Nos dois primeiros cursos desenvolvidos, foi usado somente texto. No curso de “Negociação na Modalidade Pregão” foi usado filmes e fotos, e no curso “Comunicação para Pregoeiros” foram introduzidas, além de filmes e fotos, animações e simulações.

A parceria com a FUNDAP tem sido importante para o Nied no sentido de colaborar com uma das mais importantes instituições de formação de servidores públicos do Brasil e poder resolver problemas importantes de formação a distância, envolvendo um grande número de aprendizes, procurando preservar a qualidade da formação que é oferecida.

Além desses projetos, a experiência do Nied na área de formação de professores, seja presencialmente ou à distância, via TelEduc, bem como a formação na área de lingüística, foi responsável pela participação da pesquisadora Fernanda Maria Pereira Freire nas atividades do Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) que integra a Rede Nacional de Formação Continuada do Ministério da Educação. O trabalho sendo realizado visa a formação em serviço – por meio de cursos presenciais e semi-presenciais via TelEduc – de professores da rede pública de ensino do país nas áreas de alfabetização e letramento.

Os projetos e atividades que estão em andamento no Nied procuram acompanhar os avanços tecnológicos, sendo que a ênfase do que tem sido realizado presentemente está relacionado com a educação a distância, via Internet. Essas atividades caracterizam a fase “e-learning”, embora as atividades relacionadas com o uso presencial do computador tenham continuado, constituindo ainda em um importante tópico de pesquisa. Outro foco do trabalho no presente tem sido o uso das TIC com comunidades que estão digitalmente excluídas. Para tanto, os esforços estão sendo focados no desenvolvimento de software e hardware para facilitar o processo de apropriação dessas tecnologias por essas comunidades, contribuindo não só para diminuir o fosso digital, mas também para a formação das pessoas dessas comunidades.

 

 

Coordenador José Armando Valente
E-mail jvalente@unicamp.br
Data de Início 01/01/2004
Data de Fim 01/12/2006