Robótica Pedagógica

A Robótica Educativa é uma área de pesquisa que vem sendo desenvolvida em muitas instituições educacionais em diferentes países do mundo, sobretudo naqueles preocupados em inserir a tecnologia na educação. No contexto brasileiro a Robótica Educativa é geralmente denominada de Robótica Pedagógica ou Robótica Educacional, que enfim, parecem ser sinônimos. O termo Robótica Pedagógica, cuja denominação tem sido utilizada ao longo de quase três décadas pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), na sua área de pesquisa específica, que desenvolve dispositivos robóticos para serem utilizados no contexto educacional.

Sob o enfoque da educação a Robótica Pedagógica é utilizada junto a escolas de ensino regular ou não, universidades, empresas, ambientes formais ou não de aprendizagem, dentre outros espaços nos quais situações específicas de aprendizagem podem ser criadas a partir de uso de dispositivos robóticos integrados a outros recursos digitais. Nestes espaços a Robótica Pedagógica tem sido empregada como ferramenta auxiliar para se enriquecer e diversificar a forma como se ensina conceitos científicos tanto no contexto de sala de aula para aprendizado interdisciplinar de conteúdos curriculares quanto em uma fábrica no aprendizado, por exemplo, de princípios de automação.

A Robótica Pedagógica pode ser dividida em duas categorias. A primeira, a mais antiga delas, que se preocupa em desenvolver ambientes de aprendizagem utilizando exclusivamente conjuntos de montar (kits) prontos de padrão comercial. Esta é a categoria mais utilizada por escolas de ensino  fundamental e médio de modo geral em função da praticidade de se montar robôs. Os kits de montar mais difundidos e utilizados nesta categoria são os da LEGO. A segunda categoria é a que se preocupa em desenvolver ambientes de ensino-aprendizagem, mesclando a utilização de  kits de padrão comercial com materiais alternativos, do tipo que seriam jogados fora ou então reciclados, mas que podem ser aproveitados nos kits de Robótica Pedagógica.

No Brasil têm-se adotado o termo Robótica Pedagógica de Baixo Custo – RPBC, a qual tem possibilitado desenvolver, por um  lado, atividades de cunho estritamente pedagógico em escolas e, por outro lado, a construção de equipamentos que podem ser usados por pessoas com deficiência visual. As pesquisas no Nied abordam de maneira geral os seguintes aspectos da Robótica Pedagógica: concepção, implementação e construção de dispositivos robóticos com materiais que permitem baratear e popularizar o uso desta tecnologia educacional.

 

Coordenador João Vilhete Viegas d'Abreu
E-mail jvilhete@unicamp.br
Linha de Pesquisa Robótica Pedagógica
Data de Início 30/01/1987
Equipe João Vilhete Viegas d’Abreu