A tecnologia nos bastidores e a educação como protagonista

Esta edição dá continuidade ao fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos nos temas da revista e efetivamente inaugura a seção de Resumo de Teses e Dissertações, com resumos estendidos de duas teses de doutorado, e a seção de Resumo de Livro, com uma contribuição.
Em seu volume 3, número 1, de 2015, a revista inclui cinco artigos científicos, dois resumos estendidos de teses de doutorado e um resumo de livro. Entre os artigos, três são versões estendidas de artigos das edições de 2015 do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação), provenientes dos melhores trabalhos do WIE (Workshop de Informática na Escola), submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista.As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco estados diferentes da federação (AL, PB, PR, RS, SP) e da Colômbia.
Índice deste número:
A tecnologia nos bastidores e a educação como protagonista
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
Teoria crítica da tecnologia e o design participativo na construção de um repositório de recursos educacionais abertos
Pedro Paulo Boaventura Grein, Marília Abrahão Amaral
Identificação dos traços de personalidade de alunos com base em postagens no facebook
Janderson Jason Barbosa Aguiar, Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo, Evandro Barros Costa
Letramento: construindo novas práticas com o uso das TICs
Lisandra Almeida da Silva, Silvana Corbellini
Meninas++: uma iniciativa para fomentar a participação feminina na área de computação
Marina Macedo Nunes, Larissa Ferreira Rodrigues, Adriana Zanella Martinhago, Liziane Santos Soares, Rachel Carlos Duque Reis
Desafios e possibilidades da interação tangível móvel no contexto da educação de crianças autistas
Kim Pontes Braga, Maria Cecília Calani Baranauskas
Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação
Lilian Bacich
Interfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativas
Julián Gutiérrez
Qualidade afetiva em sistemas computacionais: design de interação para e com crianças em contexto de aprendizado
Elaine C. S. Hayashi