Edição temática sobre Aprendizagem Criativa

Esta edição resulta de chamada de trabalhos para o número especial sobre “Aprendizagem Criativa”. Todas as submissões passaram pelo processo de avaliação por pares da Revista e neste volume estão incluídos: dois artigos científicos convidados, três artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação no tema da Aprendizagem Criativa, quatro relatos de experiência no tema e três artigos que compõem o fluxo contínuo da Revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de três regiões do Brasil (N, NE, SE) e seis estados da federação (Bahia, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo),e do estado de Massachusetts nos Estados Unidos da América.

Índice deste número:

Edição temática sobre aprendizagem criativa

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Processos criativos e imaginação: o trabalho de Bavcar como metáfora sobre a condição dialógica da psique

Marina Assis Pinheiro, Taciana Feitosa de Melo Breckenfeld, Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra

Creative learning challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development

Ann Berger Valente, Leo Burd

Educação maker emancipatória

Tatiana Sansone Soster, Elmara Pereira de Souza, Iuri Oliveira Rubim

A autorregulação, a autonomia e a autoria discente e docente através do uso do Scratch

Aldo Mendes Filho

Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa

Regina Célia Fortuna Broti Gavassa

Relato de prática de aprendizagem criativa na educação infantil

Flavio Nicastro, Eduardo Mauricio Moreno Pinto, Sueli Aparecida Bufallo Paffaro

CONECTA: aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional

Iva Ribeiro Cota, Tatiana Vieira dos Santos Paiva

Aprender brincando!

Katia Araujo, Marina Cangussú, Arlindo Alves Junior

O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA: caminhos e desafios

Orinaldo Jorge Monteiro da Silva

Projetos de trabalho para a aprendizagem interdisciplinar de Língua portuguesa, matemática e tecnologias digitais: uma experiência com alunos do 6º ano

Amanda dos Santos Reda de Souza, Dusnelda Gonçalves de Souza, Pedro Henrique Ferreira Lima, Silvia Osória Silveira

Produção de memes como campanha contra as fake news: conciliando criatividade, humor, ativismo e formação docente

Keite Silva de Melo, Andréa Villela Mafra da Silva, Valéria Ribeiro Rodrigues, Margareth da Silva Miranda Gonçalves

Edição da Revista v. 06 n. 02 (2019)
Editores chefes Maria Cecília Calani Baranauskas José Armando Valente