Edição temática sobre Aprendizagem Criativa
Esta edição resulta de chamada de trabalhos para o número especial sobre “Aprendizagem Criativa”. Todas as submissões passaram pelo processo de avaliação por pares da Revista e neste volume estão incluídos: dois artigos científicos convidados, três artigos científicos que refletem preocupações e caminhos percorridos por praticantes da comunidade brasileira de informática na educação no tema da Aprendizagem Criativa, quatro relatos de experiência no tema e três artigos que compõem o fluxo contínuo da Revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores originários de três regiões do Brasil (N, NE, SE) e seis estados da federação (Bahia, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo),e do estado de Massachusetts nos Estados Unidos da América.
Índice deste número:
Edição temática sobre aprendizagem criativa
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
Processos criativos e imaginação: o trabalho de Bavcar como metáfora sobre a condição dialógica da psique
Marina Assis Pinheiro, Taciana Feitosa de Melo Breckenfeld, Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra
Creative learning challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development
Ann Berger Valente, Leo Burd
Educação maker emancipatória
Tatiana Sansone Soster, Elmara Pereira de Souza, Iuri Oliveira Rubim
A autorregulação, a autonomia e a autoria discente e docente através do uso do Scratch
Aldo Mendes Filho
Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa
Relato de prática de aprendizagem criativa na educação infantil
Flavio Nicastro, Eduardo Mauricio Moreno Pinto, Sueli Aparecida Bufallo Paffaro
CONECTA: aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional
Iva Ribeiro Cota, Tatiana Vieira dos Santos Paiva
Aprender brincando!
Katia Araujo, Marina Cangussú, Arlindo Alves Junior
O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA: caminhos e desafios
Orinaldo Jorge Monteiro da Silva
Projetos de trabalho para a aprendizagem interdisciplinar de Língua portuguesa, matemática e tecnologias digitais: uma experiência com alunos do 6º ano
Amanda dos Santos Reda de Souza, Dusnelda Gonçalves de Souza, Pedro Henrique Ferreira Lima, Silvia Osória Silveira
Produção de memes como campanha contra as fake news: conciliando criatividade, humor, ativismo e formação docente
Keite Silva de Melo, Andréa Villela Mafra da Silva, Valéria Ribeiro Rodrigues, Margareth da Silva Miranda Gonçalves