Edição temática sobre o Centenário de Nascimento de Paulo Freire

Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial Celebrando o Centenário de Nascimento de Paulo Freire(1921 –2021), o Patrono da Educação Brasileira. Nesta edição especial, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, divulga trabalhos de pesquisa e experiências práticas usando tecnologias digitais, que foram inspiradas na filosofia e nas ideias de Paulo Freire.
O número comemorativo do Centenário de Nascimento de Paulo Freire inclui artigo convidado, artigos científicos e relatos de experiência motivados por esta comemoração, bem como contribuição em fluxo contínuo da revista. Neste volume, a revista inclui 8 trabalhos assim distribuídos: quatro artigos científicos e quatro relatos de experiência, um deles como contribuição em fluxo regular da revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes em diversas comunidades de informática na educação, estrangeiras e brasileira. Os autores dos artigos são originários de instituições de quatro países: Estados Unidos da América (artigo convidado), Moçambique, Portugal e Venezuela. Os autores de Relatos de Experiência são originários de três diferentes universidades nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Os trabalhos envolvem a temática especial, situada em vários níveis de educação (infantil, fundamental II, e superior) todos em espaços educativos formais.
Índice deste número:
Edição temática celebrando o centenário de nascimento de Paulo Freire (1921 – 2021)
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
Educação personalizada não é educação emancipadora: a apropriação do discurso de Paulo Freire pela indústria da tecnologia educacional
Paulo Blikstein
Paulo Freire: el andariego de la utopía como luminiscencia de la crisis del Sur hoy
Milagros Elena Rodriguez
O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire
Cláudio Sindique
Pedagogia de Paulo Freire e Tecnologias Digitais na Educação: uma construção possível
Márcia de Freitas Vieira
Mediação pedagógica no ensino à distância: o papel do tutor em ambientes colaborativos de aprendizagem
Nilza Pereira Crepaldi, Annie Rose dos Santos
Experiência computacional na educação infantil: unindo a robótica, a programação e a destinação de resíduos
Carine G. Webber, Miguel Angelo Mussoi, Tiago André Cattusso
Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do Pensamento Computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do Ensino Fundamental
Jean Alex Custódio Machado, André Zanki Cordenonsi