Edição temática sobre Pensamento Computacional
Esta edição inaugura o volume temático “Pensamento Computacional” aberto ao fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências” foi criada para acomodar naturalmente trabalhos sobre um tema ainda muito novo, tanto do ponto de vista teórico, quanto das pesquisas empíricas; muitos dos artigos recebidos para este número tinham uma estrutura narrativa desse gênero que achamos importante considerar e divulgar.
Em seu volume temático, a revista inclui quatro artigos científicos, além de dois artigos científicos convidados, três relatos de experiência no tema e um resumo estendido de dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de Informática na Educação, originários de cinco estados diferentes da federação (MG, RJ, RS, SC, SP), e por um autor convidado da Universidade de Oxford.
Índice deste número:
Edição temática sobre Pensamento Computacional
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
Alan Turing tinha pensamento computacional? Reflexões sobre um campo em construção
José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire, Flavia Linhalis Arantes, João Vilhete Viegas d´Abreu, Tel Amiel, Maria Cecília Calani Baranauskas
A half-century perspective on computational thinking
Ken Kahn
Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional
Humberto Augusto Piovesana Zanetti, Marcos Augusto Francisco Borges, Valéria Cristina Gomes Leal, Igor Yukio Matsuzaki
Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional na escola
Carla Lopes Rodriguez, Rachel Carlos Duque Reis, Seiji Isotani
Do logo ao pensamento computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem logo nas escolas brasileiras
Marli Fátima Vick Vieira, André Luiz Maciel Santana, André Luís Alice Raabe
Pensamento computacional, robótica e educação
Rubens Lacerda Queiroz, Fábio Ferrentini Sampaio, Mônica Pereira dos Santos
Programação de computadores com o scratch: contando histórias construídas por alunos da escola de hackers
Neuza Terezinha Oro, Ariane Mileidi Pazinato, Lucia Maria Martins Martins, Thaisa Leal da Silva
Tecnologias e práticas educativas: criando mídias digitais com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I de um colégio de aplicação
Fernanda Quaresma da Silva, Thalita de Araújo Medeiros, Thais Fernandes Pereira
Programa escola interativa: a iniciativa de educação digital de São José dos Campos-SP
Arlindo Flavio da Conceição, Luiz Carlos de Lima, Roseli Aparecida Ferreira, Denise Stringhini
Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças
Marleny Luque Carbajal