Edição temática sobre Pensamento Computacional

Esta edição inaugura o volume temático “Pensamento Computacional” aberto ao fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências” foi criada para acomodar naturalmente trabalhos sobre um tema ainda muito novo, tanto do ponto de vista teórico, quanto das pesquisas empíricas; muitos dos artigos recebidos para este número tinham uma estrutura narrativa desse gênero que achamos importante considerar e divulgar.

Em seu volume temático, a revista inclui quatro artigos científicos, além de dois artigos científicos convidados, três relatos de experiência no tema e um resumo estendido de dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de Informática na Educação, originários de cinco estados diferentes da federação (MG, RJ, RS, SC, SP), e por um autor convidado da Universidade de Oxford.

Índice deste número:

Edição temática sobre Pensamento Computacional

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Alan Turing tinha pensamento computacional? Reflexões sobre um campo em construção

José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire, Flavia Linhalis Arantes, João Vilhete Viegas d´Abreu, Tel Amiel, Maria Cecília Calani Baranauskas

A half-century perspective on computational thinking

Ken Kahn

Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional

Humberto Augusto Piovesana Zanetti, Marcos Augusto Francisco Borges, Valéria Cristina Gomes Leal, Igor Yukio Matsuzaki

Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional na escola

Carla Lopes Rodriguez, Rachel Carlos Duque Reis, Seiji Isotani

Do logo ao pensamento computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem logo nas escolas brasileiras

Marli Fátima Vick Vieira, André Luiz Maciel Santana, André Luís Alice Raabe

Pensamento computacional, robótica e educação

Rubens Lacerda Queiroz, Fábio Ferrentini Sampaio, Mônica Pereira dos Santos

Programação de computadores com o scratch: contando histórias construídas por alunos da escola de hackers

Neuza Terezinha Oro, Ariane Mileidi Pazinato, Lucia Maria Martins Martins, Thaisa Leal da Silva

Tecnologias e práticas educativas: criando mídias digitais com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I de um colégio de aplicação

Fernanda Quaresma da Silva, Thalita de Araújo Medeiros, Thais Fernandes Pereira

Programa escola interativa: a iniciativa de educação digital de São José dos Campos-SP

Arlindo Flavio da Conceição, Luiz Carlos de Lima, Roseli Aparecida Ferreira, Denise Stringhini

Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças

Marleny Luque Carbajal

Edição da Revista v. 04 n. 01 (2017)
Editores chefes Maria Cecília Calani Baranauskas José Armando Valente