Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica

Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial na temática Educação Maker e Robótica Pedagógica e inclui artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 12 trabalhos assim distribuídos: cinco artigos científicos, quatro relatos de experiência, e três resumos estendidos de teses de doutorado e dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (AL, GO, PR, RJ, RS, SP). Os trabalhos envolvem a temática especial, situada em vários níveis de educação (fundamental I e II, ensino médio, ensino técnico e formação de professores) todos em espaços educativos formais.
Índice deste número:
Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
Currículo e tecnologias na educação australiana
Claudia Mandaio, Marisa Garbellini Sensato
Uso do método de desenvolvimento ágil scrum para o processo de ensino-aprendizagem
Allana Karoline Calixto Lima, Ana Beatriz do Nascimento, Pedro Henrique Gomes Albuquerque, Fernando Antonio Guimarães Tenório
Processo formativo em matemática e robótica: construcionismo, pensamento computacional e aprendizagem criativa
Greiton Toledo de Azevedo, Marcus Vinicius Maltempi
Educação maker no currículo de matemática: catapultas e o estudo de funções
Eliton Meireles de Moura, Alex Medeiros de Carvalho, Fernando da Costa Barbosa, Deive Barbosa Alves, Arlindo José de Souza Júnior
Educação maker: muito mais que papel e cola
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa
Ensino, tecnologia e formação continuada docente: relato de experiência de minicurso desenvolvido no âmbito do programa de residência docente do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro
Michel Figueiredo de Souza, Christine Sertã Costa
Articulações entre práticas de educação ambiental, robótica e cultura maker no contexto das aulas de laboratório de ciências
Aline Alvares Machado, Márcia Regina Rodrigues da Silva Zago
Como engajar estudantes das séries iniciais (5º ano) a desenvolver o pensamento matemático utilizando robótica e aprendizagem maker
Sandra Muniz Bozolan, Hermes Renato Hildebrand
Dança de robôs: uma atividade no meio escolar que integra robótica e ferramenta maker na perspectiva da aprendizagem criativa
Cristiane Pelisolli Cabral, Bruno Canal
Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências
Eliton Meireles de Moura
Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas
Tatiana Sansone Soster
Cultura maker como proposta curricular de tecnologias na política educacional da cidade de São Paulo
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa