Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica

Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial na temática Educação Maker e Robótica Pedagógica e inclui artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 12 trabalhos assim distribuídos: cinco artigos científicos, quatro relatos de experiência, e três resumos estendidos de teses de doutorado e dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (AL, GO, PR, RJ, RS, SP). Os trabalhos envolvem a temática especial, situada em vários níveis de educação (fundamental I e II, ensino médio, ensino técnico e formação de professores) todos em espaços educativos formais.

Índice deste número:

Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Currículo e tecnologias na educação australiana

Claudia Mandaio, Marisa Garbellini Sensato

Uso do método de desenvolvimento ágil scrum para o processo de ensino-aprendizagem

Allana Karoline Calixto Lima, Ana Beatriz do Nascimento, Pedro Henrique Gomes Albuquerque, Fernando Antonio Guimarães Tenório

Processo formativo em matemática e robótica: construcionismo, pensamento computacional e aprendizagem criativa

Greiton Toledo de Azevedo, Marcus Vinicius Maltempi


Educação maker no currículo de matemática: catapultas e o estudo de funções

Eliton Meireles de Moura, Alex Medeiros de Carvalho, Fernando da Costa Barbosa, Deive Barbosa Alves, Arlindo José de Souza Júnior

Educação maker: muito mais que papel e cola

Regina Célia Fortuna Broti Gavassa

Ensino, tecnologia e formação continuada docente: relato de experiência de minicurso desenvolvido no âmbito do programa de residência docente do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro

Michel Figueiredo de Souza, Christine Sertã Costa

Articulações entre práticas de educação ambiental, robótica e cultura maker no contexto das aulas de laboratório de ciências

Aline Alvares Machado, Márcia Regina Rodrigues da Silva Zago

Como engajar estudantes das séries iniciais (5º ano) a desenvolver o pensamento matemático utilizando robótica e aprendizagem maker

Sandra Muniz Bozolan, Hermes Renato Hildebrand

Dança de robôs: uma atividade no meio escolar que integra robótica e ferramenta maker na perspectiva da aprendizagem criativa

Cristiane Pelisolli Cabral, Bruno Canal

Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências

Eliton Meireles de Moura

Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas

Tatiana Sansone Soster

Cultura maker como proposta curricular de tecnologias na política educacional da cidade de São Paulo

Regina Célia Fortuna Broti Gavassa

Edição da Revista v. 07 n. 02 (2020)
Editores chefes Maria Cecília Calani Baranauskas José Armando Valente