Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável
Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis (Fundamental I e Fundamental II, ensino médio e ensino superior, extensão universitária) e espaços educativos formais e não formais.
Índice deste número:
Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
Proposta de ferramenta educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional
Kennedy dos Santos Silva, Nícolas Pierim Pereira, Valguima Victoria Viana Aguiar Odakura
Estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional no ensino de introdução a programação
André Rachman Dargains, Fábio Ferrentini Sampaio
Espaços cooperativos: uma prática pedagógica na educação superior
Silvana Corbellini, Luciane Magalhães Corte Real
Estar junto virtual ampliado: movimentos na/para educação a distância
Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer
Desenvolvimento e avaliação do serious game anjos azuis voltado para a educação patrimonial
Aracelly Matos Santos, Kenia Kodel Cox
Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe
Karen Selbach Borges, Fabricia Py Tortelli Noronha, Luciana Backes
Metodologias ativas aplicadas na formação tecnológica superior
Sirley Ambrosia Vitorio Oliveira, Tânia Regina Exposito Ferreira
Rodas de Invenções: criando andaimes para a construção de novas narrativas
Simone Kubric Lederman, Paola Salmona Rocci, Rita Junqueira de Camargo, Naima D’Auria Rocha
O uso das tecnologias digitais aliadas ao turismo nas aulas de geografia do ensino fundamental
Rosângela Darski, Fabiana Lorenzi, André Peres
Um projeto participativo para informática na educação orientado por discussões dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade
Bernardo Alves Villarinho Lima, Michelle Regina Alves dos Santos, Leonelo Dell Anhol Almeida, Marília Abrahão Amaral
A articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionais
Andréa Villela Mafra da Silva