Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável

Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações. Neste volume, a revista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis (Fundamental I e Fundamental II, ensino médio e ensino superior, extensão universitária) e espaços educativos formais e não formais.

Índice deste número:

Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Proposta de ferramenta educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional

Kennedy dos Santos Silva, Nícolas Pierim Pereira, Valguima Victoria Viana Aguiar Odakura

Estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional no ensino de introdução a programação

André Rachman Dargains, Fábio Ferrentini Sampaio

Espaços cooperativos: uma prática pedagógica na educação superior

Silvana Corbellini, Luciane Magalhães Corte Real

Estar junto virtual ampliado: movimentos na/para educação a distância

Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer

Desenvolvimento e avaliação do serious game anjos azuis voltado para a educação patrimonial

Aracelly Matos Santos, Kenia Kodel Cox

Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe

Karen Selbach Borges, Fabricia Py Tortelli Noronha, Luciana Backes

Metodologias ativas aplicadas na formação tecnológica superior

Sirley Ambrosia Vitorio Oliveira, Tânia Regina Exposito Ferreira

Rodas de Invenções: criando andaimes para a construção de novas narrativas

Simone Kubric Lederman, Paola Salmona Rocci, Rita Junqueira de Camargo, Naima D’Auria Rocha

O uso das tecnologias digitais aliadas ao turismo nas aulas de geografia do ensino fundamental

Rosângela Darski, Fabiana Lorenzi, André Peres

Um projeto participativo para informática na educação orientado por discussões dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade

Bernardo Alves Villarinho Lima, Michelle Regina Alves dos Santos, Leonelo Dell Anhol Almeida, Marília Abrahão Amaral

A articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionais

Andréa Villela Mafra da Silva

Edição da Revista v. 07 n. 01 (2020)
Editores chefes Maria Cecília Calani Baranauskas José Armando Valente