Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social

Esta edição resulta de submissões de trabalhos estendidos da II International Conference in Information Technology & Education (ICITED’2022) à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa relacionado à mensuração do desempenho acadêmico de estudantes do ensino secundário em Portugal, realizada por meio de métodos da Inteligência Artificial (IA). Dados dos exames nacionais de matemática e português da população portuguesa no ano letivo 2018/2019 são utilizados para alimentar algoritmos de IA e levantar fatores que afetam os resultados dos estudantes nesses exames.

A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por cinco autores afiliados à Nova Information Management School, uma escola de Gestão de Informação e de Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. O trabalho envolve a temática do desempenho acadêmico, medida por meio de métodos e tecnologias de IA, com potencial impacto em políticas públicas.

Índice deste número:

Inteligência Artificial, Educação e Responsabilidade Social

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Redes neuronais com protótipos para quantificar os determinantes do desempenho acadêmico: evidências de um país europeu

Ana Beatriz-Afonso, Frederico Cruz-Jesus, Mauro Castelli, Tiago Oliveira, Catarina Nunes

Edição da Revista v. 09 n. 02 (2022)
Editores chefes Maria Cecília Calani Baranauskas José Armando Valente