Interdisciplinaridade – faces e contornos na Informática e Educação

Esta edição resulta do fluxo regular de submissões de trabalhos à revista e inclui dois artigos científicos e dois relatos de experiência. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de ensino e pesquisa públicos e privado, de três diferentes estados da federação (PR, SP e RS). Os trabalhos envolvem aspectos relevantes da Informática na Educação, situados em vários níveis de educação (da educação básica ao ensino técnico e superior),com foco na formação interdisciplinar e interprofissional,todos em espaços educativos formais.

As contribuições deste volume para o espaço de discussão da revista foram escritas por dezesseis autores afiliados a cinco universidades: USP e UNICAMP de SP, UFPR e UTFPR do PR e Unijuí do RS; ainda, uma coautora é docente da SME de Curitiba, PR. O amalgama que une esses trabalhos é a interdisciplinaridade em suas diferentes faces e contornos: do fazer sentido da tecnologia ao professor em seu espaço de formação (de Lemke e Pansera-de-Araújo); das práticas de costura e customização integradas ao currículo de ciências e à educação ambiental via tecnologia (de Zago et al.); da experimentação remota para trabalhar conceitos relacionados a ciências atmosféricas(de Ferreira e Girotto Jr.); da necessidade da formação interprofissional (de Barbosa et al.).

Artigos deste número:

Interdisciplinaridade: faces e contornos na Informática & Educação

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente

Educação em Ciências no Ensino Fundamental: conexões entre fundamentos e práticas

Marcia Regina R. S. Zago, Karen Calonaci, Ligia Marcelino Krelling

Percepções de professores em formação sobre as TDIC em processos de ensino e aprendizagem na educação básica

Cláudia Elizandra Lemke, Maria Cristina Pansera-de-Araujo

Uma iniciativa para integrar habilidades e competências em Tecnologia da Informação e Administração de Negócios

Maria Lydia Fioravanti, Ellen Francine Barbosa, Rosana Teresinha Vaccare Braga, Márcia Mazzeo Grande, Ildeberto Aparecido Rodello, Evandro Marcos Saidel Ribeiro, Denis Fernando Wolf, Gustavo Martins Nunes Avellar, Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira

Desenvolvimento e avaliação de uma proposta de experimentação remota como recurso pedagógico na elaboração de um experimento para o ensino de ciências

Lucas Campos Ferreira, Gildo Girotto Junior

Edição da Revista v. 10 n. 01 (2023)