Tecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo

Este número conta com seis artigos científicos, provenientes dos melhores trabalhos do WIE (Workshop de Informática na Escola) e do SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação), de um total de onze trabalhos submetidos a esta edição. Foram escritos por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de seis estados diferentes da federação (CE, GO, MG, RJ, RS, SC), além de um coautor de Salamanca, Espanha.
Índice deste número:
Tecnologia ubíqua e a escola à altura de seu tempo
Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
Um modelo social e colaborativo para extensão de conteúdo em ambientes educacionais ubíquos
Taffarel Brant-Ribeiro, Igor Emmanuel Silva Mendonça, Rafael Dias Araújo, Miller Miranda Mendes, Fabiano Azevedo Dorça, Renan Gonçalves Cattelan
A infoinclusão da pessoa com deficiência proporcionando acesso igualitário ao mercado de trabalho em tecnologia da informação e comunicação
Michel Silva Fornaciali, Lucimara de Almeida, Luis Rogerio Gomes de Almeida
Meio ambiente e sustentabilidade: ações pedagógicas no ensino fundamental com uso do scratch
Aline Marcelino dos Santos Silva, Deiz Amara Silva de Souza Moraes, Silvia Cristina Freitas Batista
Ambientes virtuais de aprendizagem e ambientes imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel e web viewers
Gleizer Bierhalz Voss, Felipe Becker Nunes, Fabrício Herpich, Roseclea Duarte Medina
Taxonomia e matriz de decisão das tecnologias digitais na educação: proposta de apoio à incorporação da tecnologia em sala de aula
Herik Zednik Rodrigues, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Luis Roque Klering, Ana García-Valcárcel, Eder Paulus Moraes Guerra
Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica
Letícia Capelão, Raquel Prates, Leonardo Freitas, Heider Maciel