Seminários com Café NIED

Estruturado na forma de encontros mensais, com duração máxima de 2 horas, nos quais pretende-se promover a integração, apresentação de palestras e de projetos em andamento no NIED.

Nossa intenção é fomentar a interdisciplinaridade e oportunizar projetos em parceria na área de Tecnologias Educacionais, linha que norteia os trabalhos do Núcleo.

Faremos os encontros em um formato “misto” para facilitar a participação de todos. Os Seminários acontecem no Espaço Plural, às 14hs em nova sala, para quem puder estar no NIED presencialmente. Também divulgaremos o link para quem não puder participar presencialmente.

Acompanhe nossa programação

Agenda de 2023

Data Palestrante Título
16/02 Henrique Sequências didáticas para trabalhar competências de segurança da informação no Ensino Médio
13/04 Raí Garcia Torres Questões éticas e diretrizes sobre o uso do ChatGPT para escrita de trabalhos acadêmicos na área de Ensino
04/05 Hévilla Nobre Cézar Sequência didática para a formação do professor que ensina probabilidade e estatística
01/06 Kenia Kemp Comunicação científica em Museus
03/08 Andreia de Pierre Almeida Letramento em tecnologia na educação básica
14/09 Ricardo Caceffo Misconceptions in Introductory Programming Courses (CS1): What We Know and Challenges for Students and Instructors
05/10 Valente e Eliton Moura Educação Maker

Agenda de 2022

Data Palestrante Título
21/07 Sandyara Peres Sequências didáticas para trabalhar competências de segurança da informação no Ensino Médio
Flávia Linhalis e Prof. André Constantino (IFSP) Educação e aprendizagem em rede para todos com o Educa Offline, um ambiente virtual de baixo custo para populações vulneráveis
04/08 Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (IA) Experiências em tecnologia educacional: softwares para séries iniciais e inclusão
01/09 Cícera A. Lima Malheiro Apresentação das Funcionalidades do Software ATLAS.ti
06/10 Ayana Cristina Anselmo Pereira INOVA EDUCAÇÃO: da Proposta à implementação da disciplina de Tecnologia no currículo
Eugenio Rodrigues Rosa do Nascimento O currículo e a formação inicial de professores de Física para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação: um olhar sobre a licenciatura da UNICAMP
20/10 Prof. Dr. Cesar Augusto Baio Santos (IA) Arte e ciência: diálogos interdisciplinares
03/11 Juscier A. Mamoré de Melo Formação continuada do professor dos anos iniciais segundo TPACK para o desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos e matemáticos em uma abordagem STEAM
Ana Paula Pereira A Educação Maker no ensino de ciências: um estudo analítico de dissertações e teses brasileiras
01/12 Gildo/PECIM Utilização dos modelos de PCK e TPACK na pesquisa sobre conhecimentos profissionais de professores.