Estruturado na forma de encontros mensais, com duração máxima de 2 horas, nos quais pretende-se promover a integração, apresentação de palestras e de projetos em andamento no NIED.
Nossa intenção é fomentar a interdisciplinaridade e oportunizar projetos em parceria na área de Tecnologias Educacionais, linha que norteia os trabalhos do Núcleo.
Faremos os encontros em um formato “misto” para facilitar a participação de todos. Os Seminários acontecem no Espaço Plural, às 14hs em nova sala, para quem puder estar no NIED presencialmente. Também divulgaremos o link para quem não puder participar presencialmente.
Acompanhe nossa programação
Agenda de 2023
Data | Palestrante | Título |
---|---|---|
16/02 | Henrique | Sequências didáticas para trabalhar competências de segurança da informação no Ensino Médio |
13/04 | Raí Garcia Torres | Questões éticas e diretrizes sobre o uso do ChatGPT para escrita de trabalhos acadêmicos na área de Ensino |
04/05 | Hévilla Nobre Cézar | Sequência didática para a formação do professor que ensina probabilidade e estatística |
01/06 | Kenia Kemp | Comunicação científica em Museus |
03/08 | Andreia de Pierre Almeida | Letramento em tecnologia na educação básica |
14/09 | Ricardo Caceffo | Misconceptions in Introductory Programming Courses (CS1): What We Know and Challenges for Students and Instructors |
05/10 | Valente e Eliton Moura | Educação Maker |
Agenda de 2022
Data | Palestrante | Título |
---|---|---|
21/07 | Sandyara Peres | Sequências didáticas para trabalhar competências de segurança da informação no Ensino Médio |
Flávia Linhalis e Prof. André Constantino (IFSP) | Educação e aprendizagem em rede para todos com o Educa Offline, um ambiente virtual de baixo custo para populações vulneráveis | |
04/08 | Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (IA) | Experiências em tecnologia educacional: softwares para séries iniciais e inclusão |
01/09 | Cícera A. Lima Malheiro | Apresentação das Funcionalidades do Software ATLAS.ti |
06/10 | Ayana Cristina Anselmo Pereira | INOVA EDUCAÇÃO: da Proposta à implementação da disciplina de Tecnologia no currículo |
Eugenio Rodrigues Rosa do Nascimento | O currículo e a formação inicial de professores de Física para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação: um olhar sobre a licenciatura da UNICAMP | |
20/10 | Prof. Dr. Cesar Augusto Baio Santos (IA) | Arte e ciência: diálogos interdisciplinares |
03/11 | Juscier A. Mamoré de Melo | Formação continuada do professor dos anos iniciais segundo TPACK para o desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos e matemáticos em uma abordagem STEAM |
Ana Paula Pereira | A Educação Maker no ensino de ciências: um estudo analítico de dissertações e teses brasileiras | |
01/12 | Gildo/PECIM | Utilização dos modelos de PCK e TPACK na pesquisa sobre conhecimentos profissionais de professores. |